Pulgões, joaninhas, formigas e quem mais chegar

13 abr

Oi gente, td bem?

Hoje vou contar um pouco do que aprendi com o meu pai no jardim de casa. Além disso, esse post é inspirado por um papo, via Twitter, que tive com minha amiga Isis, do blog Xis – Xis .

Bom, a história toda começou com ela me dizendo que estava super feliz, pois, tinha encontrado uma joaninha em sua varanda. E tem mesmo que ficar :) Meu pai me disse que as Joaninhas são predadoras dos pulgões, como esse cara da foto aí de baixo:

Os pulgões — Afídeos, como meu pai me explicou — se alimentam da seiva das plantas, no entanto, eles só fazem mal para elas quando quando estão em grandes quantidades ou quando transmitem algum tipo de doença para elas. Mas aí que entram as joaninhas na história! Como elas se alimentam desses pulgões, não permitem que a população deles cresça muito e, portanto, que as plantas sejam prejudicadas. E aí entram em cena as formigas…..rsrs. Muitas delas se alimentam de uma substância açucarada produzida pelos pulgões, portanto, quanto mais pulgões existirem no jardim, melhor pra elas!!! Então elas começam a proteger os pulgões, como se fossem pastores cuidando de suas ovelhas.

Olha só que bacana essa imagem de uma formiga coletando a secreção:

Bom, se os pulgões são as ovelhas e as formigas são os pastores, a joaninha vira o lobo dessa história e, portanto, acaba se transformando na inimiga nº 1 das formigas! Quando uma joaninha chega na área, as formigas partem para o ataque em defesa do seu rebanho.

Já seria legal se acabasse por aqui, né? Aaaaaahhhhh, mas ainda tem mais! Outros insetos, chamados parasitóides, também participam da farra. A gente chama de parasitóide organismos que parasitam outros seres e que — ao contrário dos parasitas –, obrigatoriamente, levam seus hospedeiros à morte. Entre os insetos, os Hymenópteros são o grupo nº 1 quando se fala nesse tipo de relação ecológica. Nesse grupo tem destaque a família chamada Ichneumonidae, que são pequeninas vespas, como essa da foto:

Bom, mas você deve estar se perguntando como elas atacam os pulgões, né? É simples, elas depositam seus ovos no interior do corpo deles, então os ovinhos dão origem a larvas que vão comendo os pulgões por dentro!!!! Uooooowww! Legal né, mas tem muito mais coisa nesse mundo dos parasitóides.

Algumas dessas larvas, por exemplo, conseguem modificar o comportamento do hospedeiro em seu próprio benefício. Achei um vídeo bem bacana que mostra como isso ocorre com uma espécie de parasitóide de aranhas:

Demais né? Bom, acho que todos vocês já tiveram aulas de cadeias e teias alimentares, né? Olha essa que bacana que é:

Eu sempre ficava imaginando essas teias, pensando como seria descrever todos os animais e as relações que estavam envolvidas, até que me deparei com uma delas no jardim de casa :) Formada por formigas, joaninhas, plantas, pulgões, parasitóides e um montão de outros organismos…

Bom, para que essa teia funcione direitinho é bom não mexer muito com ela!!!! Inseticidas e excesso de adubos químicos podem acabar com essas relações que, embora um pouco conflituosas, garantem a qualidade desse nosso pequeno ecossistema :)

Bom, acho que é isso gente! Espero os comentários.

BJOKS

LAU

About these ads

10 Respostas to “Pulgões, joaninhas, formigas e quem mais chegar”

  1. marina abril 16, 2012 at 1:42 am #

    Eu amei este jeito de escrever para os jovens! Quanta informação importante em uma linguagem bem equilibrada e atraente. Parabéns a equipe e um abraço ao Adilson,
    Marina

  2. Francisco abril 16, 2012 at 11:30 pm #

    Muito legal mesmo o texto…adorei!

  3. Laura abril 17, 2012 at 3:13 pm #

    Brigada Marina e Francisco! Voltem sempre ao blog!

  4. brenda abril 26, 2012 at 11:41 pm #

    fikou otimo tirei todas as minhas duvidas

    • MÔNICA maio 26, 2013 at 2:16 pm #

      eu perguntei quem se alimenta da joaninha? nao de q a joaninha se alimenta?

      • lauracientista maio 27, 2013 at 7:07 pm #

        Oi Mônica, td bem? Bom, perguntei para o expert em biologia aqui de casa e ele disse que aves, lagartixas e outros insetívoros se alimentam das Joaninhas.

  5. rita julho 11, 2013 at 3:26 pm #

    gostei da site mas nao achei nada que queria bjs

    • diana abril 8, 2014 at 6:39 pm #

      as joaninhas so se alimentam de pulgoes

      • diana abril 8, 2014 at 6:39 pm #

        ??

Trackbacks/Pingbacks

  1. Adote a fauna da cidade | É de casa - maio 21, 2012

    […] horas da manhã, ao meio dia e lá pelas 17 horas. Porém, minha amada plantinha foi infestada por pulgões e moscas-brancas. Ficou sem flores e quase morreu. Então, enquanto não voltar a florir, ficaremos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 46 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: