Tsunami

11 mar

Oi pessoal, tudo bem? Fiquei chocada com as imagens do terremoto e depois do Tsunami no Japão. Vamos torcer para que tudo dê certo por lá. Fiquei bem curiosa pra entender direito como é que esse fenômeno ocorre e liguei pra  minha tia, a Clau… ela sabe tudo de ciência!

Bom, ela me explicou que quando as placas tectônicas se movimentam bruscamente (deslizando umas sobre as outras) temos um terremoto. Se esse terremoto ocorre no oceano, como é comum, o atrito e a pressão causados pela movimentação das placas libera uma grande quantidade de energia e essa energia é transferida para a água formando essas ondas gigantes.

parece bem complicado né? Bom, fui dar uma pesquisada e achei algumas animações interessantes que ajudam a entender. Dá só uma olhada:

Também achei uma simulação de computador que mostra a propagação das ondas:



 

Bom é isso aí pessoal. Agora vou sair com a Paty para pegar uns filmes.

Até a próxima!

2 Respostas to “Tsunami”

  1. Paty março 15, 2011 às 10:11 pm #

    Que horror né, Lau :/ E você viu esta notícia aqui: http://beta.br.noticias.yahoo.com/terremoto-exigir%C3%A1-ajuste-do-sistema-gps-no-mundo-inteiro.html ? Que bizarro, né?! Beijão!

    • Laura março 16, 2011 às 11:16 pm #

      Bizarríssimo! Quase não dá para acreditar… Mas eu já ouvi umas coisas parecidas naquele programa de rádio que eu sempre ouço, o Paideia, sabe? Então acho que é verdade sim…
      Beijão, vou ver o filme que o Pedro mandou agora, que já tá ficando tarde! Inté querida!

Deixe um comentário

