Fui parar na Lua!

18 mar

Hoje o Marquinho aprontou uma das suas. Ficava falando sem parar durante a aula de Física, até que o Professor perdeu a paciência e chamou a atenção dele, ou melhor, da gente porque eu também acabei levando a culpa. Mas o Marquinho ,com aquela malandragem dele, sacou um CD do Pink Floyd da mochila e mostrou o prisma que tem desenhado na capa para o Professor dizendo que essa imagem representava bem a decomposição da luz. Bom, a gente conseguiu se safar, mas o professor acabou passando uma tarefa pra gente fazer em casa, o disco de Newton. O Marquinho veio aqui pra gente começar a fazer, mas depois falo sobre o o trabalho, agora vou falar um pouco sobre o disco do Pink Floyd e sobre umas coisas que fiquei pensando aqui.  Ah, essa é a capa do CD:

Bom, também achei um vídeo bem bacana deles, de uma música que eu e o Marquinho ouvimos até quase gastar o CD. Dá só uma olhada:

Depois de tudo isso eu fiquei curiosa com o nome desse disco que tem o prisma: “The Dark Side of the Moon”. Traduzindo seria “O lado escuro da lua”. Porque será que a lua tem um lado que sempre é escuro? Bom, dei uma procurada e descobri: isso ocorre pois os movimentos de rotação e translação da lua levam exatamente o mesmo tempo, ou seja, a Lua leva 27 dias para dar uma volta sobre a Terra e os mesmos 27 dias para dar uma volta completa em seu próprio eixo. Chamam isso de órbita sincrônica e é exatamente por isso que sempre que olhamos para ela é a mesma face que vemos. Achei umas animações interessantes no site do IAG da USP e coloquei no Youtube pra postar aqui. Dá até pra entender como ocorrem os eclipses e porque a Lua tem Fases (o vídeo está fora de escala viu gente, é só pra entender como é a terra e a lua se movimentam):

Nessa outra animação dá pra ver que a órbita da Lua cumpre uma trajetória meio maluca….rs:

Não vejo a hora de mostrar essas animações pra tia Clau e pra Paty, elas vão se amarrar.

Bom gente, esse é o post de hoje. Depois conto um pouco sobre nosso trabalho sobre o Disco de Newton e sobre as coisas meio doidas que aconteceram durante minha pesquisa. Bjos e até   :)))

11 Respostas to “Fui parar na Lua!”

  1. Meico Fugita março 18, 2011 às 9:47 pm #

    Excelente iniciativa! Virei fã desta radionovela científica! Ciência, arte, música e todo conhecimento em interação, para incentivar os alunos!

    • Laura março 18, 2011 às 9:52 pm #

      Oi Meico! Que bom que gostou! E eu… ainda estou me acostumando com a “fama” (rs)! Continue interagindo por aqui, ok?
      Beijos,
      Laura

      • PA março 19, 2011 às 2:39 pm #

        Laura

        No ano passado tentei entender por onde anda o Sol no Ceu sem nuvens dos dias do inverno. Usei oculos escuros e vi que ele nasce sempre de um lado de minha casa e vai dormir do outro lado. Isso se repete dia a dia. Voce já procurou a lua de dia? Por que será que em alguns dias ela aparece e logo adiante ela some?

      • Laura março 19, 2011 às 5:25 pm #

        Oi PA!
        Coincidência você falar do lugar onde o Sol nasce e se põe justo hoje! É que eu encontrei o Gustavo, o amigo da minha tia que é astrônomo, ontem, e ele me disse que amanhã (domingo) é um dos dois únicos dias do ano em que ele nasce exatamente no Leste e vai dormir no Oeste! É o equinócio de outono (o outro dia é o equinócio de primavera). Depois ele vai aparecendo cada vez mais em direção ao Norte, volta pro Leste, e vai pro Sul! Vou aproveitar o equinócio e prestar atenção nisso! Da lua, eu não sei porque às vezes ela aparece só um pouquinho de dia… Vou perguntar pra Tia Clau… Mas sabia que hoje é um dia especial para ela também? Vai ser uma lua cheia que, aqui da Terra, vai parecer a maior que já vimos nos últimos 20 anos! Mas só enquanto estiver pertinho do horizonte, é um tipo de “ilusão de ótica”, e vai ser especial porque hoje é o dia do perigeu, quando a Lua fica mais perto da Terra, e coincidindo com a Lua cheia dá nisso! Tomara que o tempo melhore e dê pra gente ver.
        Um beijo,
        Lau

  2. PA março 20, 2011 às 10:39 am #

    Oi Laura

    Ontem a noite eu fui na casa da Sumara pra ver o céu na luneta que o pai dela deu pra ela e aí eu vi a cara redonda da Lua bem de perto. Que linda ela estava. Bem brilhante e tivemos sorte porque não havia nuvens atrapalhando.
    Meu irmão mais velho , o Zeca, diz que é a Lua que provoca as marés. A maré fica alta e fica baixa por causa da Lua. Você já viu essa coisa da maré subindo e descendo quando vai pra praia? Será que é verdade que é por causa da Lua?
    E minha tia então, diz que nasce mais crianças quando a Lua é cheia. Será que dá pra acreditar? Noite de lua cheia é noite de lobisomem, eu não acredito.
    Hoje o Zeca me disse que esse tal de equinócio faz o dia ser igual que a noite. Será mesmo?

    • Laura março 21, 2011 às 11:48 pm #

      Que inveja PA! Lá do sítio não deu para ver a Lua não, o céu tava nublado… E eu nem consegui ver as fotos que você mandou, os links não funcionaram… Manda pra mim por e-mail (o endereço é labi@ufscar.br), assim eu posso até fazer um post pra quem não viu como eu, tá?
      Vixe, mas nas outras coisas que você escreveu tem um monte de coincidências! É assim ó: as marés sofrem a influência da Lua mesmo, por causa da força da gravidade, e parece que a coisa dos bebês é mito, mas também tem a ver com a força da gravidade (como no mito de que é bom cortar o cabelo na Lua cheia), que tem a ver com o Newton, que eu encontrei na minha última viagem! Mas eu não sabia disso tudo não: minha Tia Clau indicou o blog de um outro amigo dela, o Prof. Adilson, e lá tem um texto com essas coisas todas: http://pordentrodaciencia.blogspot.com/2009/07/o-luar-que-nos-fascina.html.
      Pra terminar, porque pra variar já tô falando demais: o dia do equinócio tem mesmo a mesma duração da noite, e agora a noite tá ficando cada vez mais comprida e o dia mais curtinho (esta foi o Gustavo quem explicou pra mim).
      Um beijo e até amanhã, porque agora ainda tenho de fazer o relatório sobre a minha experiência com o disco de Newton!
      Lau

  3. PA março 20, 2011 às 11:27 am #

    Laura

    O meu amigo Marquito me mandou essa pra me alertar

    “À sombra da lua cheia, esse medo de ser
    um vampiro, um lobisomen, um saci-pererê”

    • Laura março 21, 2011 às 11:37 pm #

      Oi PA!
      Demorei para responder porque o fim de semana foi agitado: fui para o sítio e ainda tive de estudar um pouco no domingo à noite! Mas A-D-O-R-E-I o vídeo que você mandou, até mostrei para os meus pais, que quase choraram de emoção e ficaram hoooooooras me contando histórias do Kleiton e Kledir, dos festivais, de quando eles se conheceram e assim por diante… Mas eu não tenho medo de lua cheia não: tenho é medo de escuro! Se bem que, para ver as estrelas, é bom!
      Um beijo e boa noite (que por aqui anda nublada…),
      Laura

  4. PA março 21, 2011 às 7:57 am #

    Laura

    Meu tio que mora no Rio tirou algumas fotos da Lua grande. Veja que parece que a Lua está secando a praia.

    file:///C:/Documents%20and%20Settings/Users/Meus%20documentos/Downloads/200725_1941099206778_1221370227_32381872_5151305_n.jpg

    file:///C:/Documents%20and%20Settings/Users/Meus%20documentos/Downloads/190621_1941096966722_1221370227_32381861_7112228_n.jpg

    • Laura março 21, 2011 às 11:53 pm #

      PA,
      cê viu no outro comentário que eu disse que não tá dando pra abrir as fotos? Tô morrendo de curiosidade, manda pro meu e-mail, tá?
      Beijo,
      Lau

  5. PA março 22, 2011 às 7:48 am #

    Tá bom Laura. Vou tentar.

    Mas, voltando aquele história do dia e da noite. Meu amigo de Fortaleza me conta que lá sempre os dias duram como as noites. Mas meu irmão Zeca que está morando na Dinamarca já me contou que durante o inverno os dias são muito curtos e durante o verão fica claro até altas horas da noite. Esse negócio é muito complicado.

Deixe um comentário

