Newton, a luz e a maçã

21 mar

Oi gente, td bem com vcs? Como foram de final de semana?

Bom, como eu tinha prometido vou falar um pouco sobre o trabalho que eu e o Marquinho fizemos sobre o disco de Newton. Nós aprendemos, com aquela história toda do prisma da capa do disco, que a luz branca é composta pela sobreposição de todas as cores. Quando ela passa pelo prisma ocorre um fenômeno chamado dispersão, ou seja, a luz branca é separada em várias cores, tendo cada uma delas uma frequência diferente. Isso acontece porque quando a luz se propaga de um meio para outro de densidade diferente, por exemplo, do ar para o vidro do prisma, as ondas que têm frequências diferentes assumem ângulos também diferentes de refração. Então a frequência do vermelho é desviada para um ângulo x, a frequência azul para um ângulo y e assim por diante. O resultado disso é que cada uma das cores toma um caminho diferente e, portanto, podemos ver todo o espectro decomposto quando a luz sai do prisma. Olha só que massa:

Ahh, outra coisa muito legal é que isso ocorre na natureza! Sempre que um arco-íris se forma é exatamente o fenômeno de decomposição da luz atuando. As gotículas de água servem como prismas decompondo a luz que incide sobre elas formando aquela coisa linda no céu.

Bom, mas esse Newton era muito inteligente mesmo, apesar de ser meio mal-humorado, bom, mas deixa isso pra lá. A grande sacada foi a seguinte, ele pensou assim ó: se a luz branca é a junção de todas as cores e eu consigo dividí-las usando um prisma,  se eu agrupar essas cores de novo terei luz branca. Então ele bolou o experimento do disco de Newton, onde as cores são pintadas em um disco e quando a gente roda ele rapidamente elas  ficam sobrepostas e SURPRESA, a gente vê o disco ficar branco 🙂

Dá uma olhada:



Olha só, achei uma página bem legal que ensina a fazer o disco como eu e o Marquinho fizemos:

Construindo o Disco de Newton

Fazer esse trabalho foi bem legal viu pessoal, aprendi bastante coisa. Além disso, tive a nítida sensação que conhecia o Newton. Sabe, ele só falando de física e de matemática, meio nervoso e como todo cientista, bem maluco…posso até jurar que fui eu quem derrubou a maçã na cabeça dele…rs. Essas minhas EXPERIÊNCIAS IMAGINÁRIAS viu….qualquer dia vcs vão achar que sou meio doida, como o marquinho sempre fala…HUAHUAHUA. Mas quer saber, nem ligo e quanto ao Newton, ele é meio ranzinza mas é genial! Taí, virei fã dele.

Bom gente, espero que gostem do post de hoje e comentem. Bjinhos e até :)))

2 Respostas to “Newton, a luz e a maçã”

  1. Paloma Oliveira novembro 16, 2012 às 9:23 pm #

    adorei o post, vai me ajudar muuuito a explicar sobre o espectro eletromagnetico e o disco de newton em meu trabalho escolar. Beijos :*

Trackbacks/Pingbacks

  1. O futuro « viagensdalaura - maio 5, 2011

    […] grávida! Imaginando, imaginando eu já sei que vai ser menina e nome dela vai ser uma homenagem ao Newton, vai ser Hannah, como a avó dele […]

Deixe um comentário

