Viagens da Laura com Júlio Verne

22 mar

Oi pessoal, td bem com vcs? Espero que sim.

Bom gente,  hj — como já devem ter percebido pelo nome do post — Vou falar um pouquinho de FICÇÃO CIENTÍFICA e é impossível falar desse assunto sem citar o grande Júlio Verne. Bom, eu comecei a ler um livro dele chamado “Da Terra à Lua” que foi presente da minha tia Clau. No começo, tenho que admitir que fiquei com um pouco de preguiça de ler, sabe como é né? Tô acostumada com a internet, textos curtos, imagens à milhão etc… ah, mas como eu me surpreendi quando comecei a ler e a sentir as imagens, sons e até cheiros e sabores sendo criados na minha imaginação. Bom, nem preciso dizer que não parei mais de ler.

Fui  curtindo os personagens, e percebendo como o Júlio Verne era genial.  O que foi me deixando fascinada é que o Júlio descrevia coisas no texto que naquele tempo ainda não existiam! Coisas que nem os cientistas da época tinham certeza ser possível realizar. Ele era um baita de um visionário, nesse livro mesmo, ele acerta várias coisas sobre uma possível viagem à lua e que foram aplicadas dezenas de anos depois quando o homem finalmente pisou na lua. Eu dei uma pesquisada e achei aqui um vídeo de um filme muito antigo, de 1902, inspirado nesse livro do Júlio que estou falando. Tá certo que o diretor do filme deu umas piradas, mas isso fez com que o filme ficasse até engraçado. Dá só uma olhada:

Curioso não é? Mas pra quem nunca viu, achei o vídeo do homem chegando de verdade pela primeira vez à lua. Foi a missão Apollo 11. Nesse vídeo o astronauta Neil Armstrong fala sua célebre frase: “Um pequeno passo para um homem, mas um gigantesco salto para a humanidade”.

Gente, isso deve ser o máximo! Até arrepia assistir. Imagina o Júlio Verne então, já pensou se ele tivesse assistido a isso para confirmar suas previsões? Aiai, vou confessar viu, virei ultra fã do Júlio Verne e lendo seus livros fico a cada dia mais interessada por ciência. Exatamente como aconteceu com a minha tia Clau quando ela tinha minha idade.  Eu fiquei pensando nisso, como a ficção científica vai estimulando a gente a aprender ciência, dei uma pesquisada e achei descobri que a Ciência Hoje está falando sobre esse mesmo tema, é até capa da revista:

Ciência Hoje

Também achei esse outro texto:

Ficções Científicas podem inspirar jovens a se tornarem cientistas

Bom, cada vez mais eu fico mais fã do Júlio e quero conhecer muitas de suas obras ainda, como o Frederico J. do blog J.Verne que sempre dá uma passadinha aqui no blog pra conhecer minhas aventuras.

Além do Júlio tb me amarro nos seus personagens, como a capitão Nemo. Bom, mas isso já é outra história. Bom, espero que gostem do post de hj queridos.

Quero comentários hein…até :))

Anúncios

7 Respostas to “Viagens da Laura com Júlio Verne”

  1. Silvia Dutra/ Sinhá da Camiranga março 22, 2011 às 8:04 pm #

    Eu também adoro o Julio Verne e aquela loucura genial dos livros dele.
    Ler é viajar sem sair do lugar e o Verne sabia como ninguém conduzir os leitores dele pelo universo mágico da imaginação. Seu blog é muito bom, eu leio sempre, mesmo quando não deixo comentários. Bjks

    • Laura março 25, 2011 às 8:39 pm #

      Oi Silvia!!!
      Que bom saber que você continua por aqui! Eu também virei leitora da sua coluna lá no Portal da Imprensa, e a-m-e-i (rs) a última!!! Minha mãe então… ui, quase chorou e ficou tão emocionada que até esqueceu a promessa de não fica me paparicando aqui no blog também!
      Um beijão e obrigada por tudo,
      Laura

  2. Frederico J. março 24, 2011 às 10:25 pm #

    Sim, como sempre, aqui estou de volta ao blog mas hoje apanhei uma boa surpresa. Não tenho perdido nenhum post seu mas o de hoje é muito especial para mim pois refere o meu escritor preferido, o J. Verne.
    Como já disse, foi graças a ele que descobri este blog e é com imensa satisfação que vejo o seu nome citado. Será que o nome de J. Verne voltará ao blog?? Hum… Esperemos que sim. E obrigado mais uma vez pela referência ao blog.

  3. Amy março 4, 2012 às 11:20 pm #

    Oie,visitei seu blog e adorei!
    Ainda não li esse livro,mas tenho certeza que essa vai ser meu próximo livro para ler 🙂
    Nossa,amo muito as histórias do Júlio Verne,nem consigo ter preguiça de ler,de ser tão boas e cheio de aventuras.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Madame Curie « viagensdalaura - abril 7, 2011

    […] vocês não devem estar acreditando nessa história maluca né? Afinal, acho que nem o Júlio Verne poderia prever isso…hehehe. Mas pra provar que é verdade, consegui uma cópia da notal […]

  2. O futuro « viagensdalaura - maio 5, 2011

    […] Antiga, conhecia o Darwin, o Mendel, o Lavoisier! Foi imaginando o futuro exatamente como fazia o Júlio Verne e fazendo perguntas como o Kepler que consegui viajar no tempo, como se eu voasse como o Santos […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: