Dia de sorvete…e de vacina!

29 mar

Oi gente, td bem?

Lembram que eu disse em um post anterior que o meu avô era uma figura e que falaria mais sobre ele? Pois é, chegou a hora….hahaha. Nesse final de semana ele veio me pegar para dar um pulo na sorveteria, mas no meio do caminho precisamos fazer uma pausa no posto de Saúde pq ele iria tomar uma vacina de gripe.

Bom, eu já tomei várias vacinas quando era criança, mas achei que depois que a gente cresce só era preciso tomar outras doses depois de muito tempo. Mas então ele me disse que quando a gente passa dos 60 anos tem que tomar a vacina da gripe todo ano, pq os idosos são mais frágeis e uma simples gripe pode ter uma complicação danada.

Fiquei meio intrigada com isso, afinal se a gente toma a vacina uma vez o corpo já produz anticorpos né? Mas aí veio a surpresa, o vírus da gripe vai se modificando com o tempo, é um mutante, e se vc tem contato com um vírus diferente daquele que serviu pra fazer a vacina que vc tomou, seu corpo não vai reconhecê-lo e vc vai pegar gripe de novo!

Achei esse asunto tão interessante que até procurei uma animação sobre o vírus da gripe pra colocar aqui. Dá só uma olhada:

Ah gente, tem uma versão legendada que dá pra ver aqui . Não consegui colocar no post….rs.

Bem, ainda tenho que pesquisar muito sobre as vacinas para entender direito como é o funcionamento delas. Fiquei curiosíssima com uma história que meu avô e o Dr. Tião, que é o médico lá do postinho, me disseram. Eles estavam falando do Oswaldo Cruz e de uma tal de revolta das vacinas. Vou descobrir direitinho e conto pra vcs. Até mais gente. Espero os comentários :)))

3 Respostas to “Dia de sorvete…e de vacina!”

  1. Tania março 30, 2011 às 4:25 pm #

    Oi, Laura. Você é mesmo uma aluna muito dedicada! Lindo o video sobre vírus. Ja estou enviando o link para meu marido, que é virologista. Ele vai amar!

    • Laura abril 5, 2011 às 10:33 pm #

      Oi Tania querida! Nossa, fiquei tão feliz quando li o seu comentário, mas não pude responder com essa história toda do meu braço quebrado… Agora já estou me acostumando… Mas me diz, o que o seu marido achou do vídeo? Eu gostei muito mesmo. Agora tô pesquisando pra entender melhor essa história dos diferentes sorotipos da dengue, por causa dessa história da dengue 4, mas ainda não achei nada muito esclarecedor sobre o vírus mesmo, só coisas que tentam deixar a gente um pouco menos assustada… Você pergunta pro seu marido se ele tem alguma dica de como eu posso entender melhor isso?
      Um beijinho,
      Laura

Trackbacks/Pingbacks

  1. Doutor Noguchi « viagensdalaura - abril 3, 2012

    […] Dia de sorvete […]

Deixe um comentário

