O “X” da questão…

6 abr

Oi gente, td bem? Bom, eu tô mais ou menos né!?!?! Ainda meio encanada com o meu braço engessado. Esse negócio coça demais…hahaha.

Então, comentei com vcs que tive que tirar uma radiografia né? Achei todo aquele negócio de Raio X muito estranho, tava até com medo…rs. Bom, mas aí a Tia Clau me explicou direitinho como é que esses raios são produzidos. Bom, ela me disse que quem descobriu o Raio X foi um Físico chamado Wilhelm Rontgen, em 1895, e logo depois já começou a ser utilizado pelos médicos pra “enxergar” os ossos dentro do nosso corpo.

Bom, mas deixa eu explicar: esses raios  são emissões eletromagnéticas semelhantes à luz, só que em termos de energia são muito mais fortes. Além disso, eles tem um comprimento de onda muito menor, por isso é que não são visíveis.

Minha tia disse que ele são produzidos quando um elétron é disparado contra um átomo, quando esse elétron se choca, ele pode dispersar  um dos elétrons que estavam orbitando esse átomo. Bom, quando isso ocorre, o elétron vai para uma camada eletrônica mais externa, mas rapidamente volta para preencher a lacuna deixada na sua órbita original, só que quando isso acontece ele precisa liberar energia e faz isso emitindo um fóton, que nesse caso é o nosso Raio X. Legal né?

Pra facilitar, a Clau disse que a gente pode explicar assim ó: “O Raio X é produzido por uma desaceleração rápida de partículas carregadas a alta velocidade. Sempre que um feixe de elétrons se chocar com um obstáculo ele vai produzir Raios X”. Essa minha tia é o máxino….hehehe.

Mas vamos continuar, agora falta saber por que o Raio X imprime a imagem dos ossos na radiografia. É o seguinte, as ondas de Raio X são retidas por materiais muito densos como os ossos. Já os tecidos moles são pouco densos, então as ondas atravessam com facilidade.

Bom gente, pra facilitar eu achei ums links interessantes sobre raio x pra colocar aqui:

Raios X

Física e Raio X

Sei que é um pouco complicado de entender isso, então pra dar uma descontraída vou colocar um vídeo dos Flintstones que meu pai adora (ele vai me matar quando ver que entreguei ele aqui…hahaha). Bom, nesse vídeo o Fred leva o Dino pra tirar uma radiografia no veterinário! Imagine só, radiografia na idade da pedra…..rs.

Pessoal, agora vou indo. Mas esse negócio de Raio X, radiação e tal não para por aqui. Minha tia me falou umas coisas sobre a Marie Curie que prometo postar aqui amanhã. Bjks e até :)))

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: