Madame Curie

7 abr

Oi gente, td bem? Como eu tinha prometido, hj o post é sobre a MARAVILHOSA Madame Curie. Preciso confessar uma coisa, quebrar o meu lindo bracinho teve uma coisinha positiva: Conhecer essa grande cientista!

Bom, a Marie Curie , como a minha tia me disse, além de ser uma cientista brilhante, foi uma mulher pioneira ao desafiar muita gente que acreditava que ciência era coisa de homem. Como a Clau diz, ela foi uma baita de uma feminista! Madame Curie, como era chamada, dedicou-se a estudar a radioatividade e os materiais radioativos. Isso lhe rendeu 2 Prêmios Nobel, um de Física, junto com o seu marido Pierre Curie e com o Henri Becquerel pela descoberta da radioatividade e outro de Química, algum tempo depois, pela descoberta dos elementos químicos Rádio e Polônio, este, aliás, batizado em homenagem à terra natal de Madame Curie, a Polônia.



Além desses prêmios, ela também foi a primeira mulher a liderar um grupo de pesquisa e a lecionar na Universidade de Sorbonne, em Paris. Durante a Primeira Guerra Mundial ela não perdeu tempo! Convenceu os franceses a construírem pequenas unidades de radiologia portáteis que pudessem ser carregadas em ambulâncias ajudando os médicos nos campos de batalha. Dizem até que ela ia para o front ajudar nas radiografias!

Ah, essas ambulâncias foram apelidadas “Petit Curies” em homenagem à ela. Olha só, achei até uma foto dela pilotando uma dessas geringonças:

A Madame Curie foi ao longo de suas pesquisas percebendo que a radiação poderia ser útil no tratamento de doenças como o Câncer e, até incentivou a sua filha Irene — que também ganhou um Prêmio Nobel — a pesquisar mais  sobre esse assunto. E é aí que tive uma surpresa! Pesquisando sobre isso descobri que Mãe e filha visitaram o Brasil em 1926 para conhecer o Instituto do Câncer de Belo Horizonte. Dá só uma olhada:

A histórica visita de Marie Curie ao Instituto do Câncer de Belo Horizonte

Gente, mas ainda não acabou! Em 1928 ela visitou Águas de Lindóia para estudar as pópriedades da água das famosas fontes daquela cidade. Descobriu que elas possuiam uma radioatividade elevada e boa para o organismo. Curioso né? Bom, mas vocês ainda não sabem o que vem pela frente….hehehe.

Eu sempre falo que esse negócio de ciência é cheio de coincidências e conexões fantásticas, mas essa é demais. Com  base na descrição química da água de Lindóia que a Madame Curie fez, a NASA escolheu essa água para ser utilizada na missão Apollo 11, aquela que levou o homem pra Lua pela primeira vez! Isso mesmo, a água foi escolhida porque tinha radioatividade elevada, era diurética e além disso tinha pouca acidez e era de rápida absorção pelo organismo. Ahhh, além de servir para o consumo dos astronautas, essa água também foi usada nas baterias do foguete Saturno 5 que levou a missão aos céus!  

Bom, vocês não devem estar acreditando nessa história maluca né? Afinal, acho que nem o Júlio Verne poderia prever isso…hehehe. Mas pra provar que é verdade, consegui uma cópia da notal fiscal de venda das garrafinhas de água pra NASA:

Viram só! Nem minha tia Clau vai acreditar quando ver isso….rsrs. Bom, mas voltando à Madame Curie, ela acabou descobrindo tarde demais que a radiação não tinha só aspectos benéficos. Depois de anos de exposição à radiação, ela ficou gravemente doente e morreu de Leucemia.

Bom gente, achei aqui uma série de vídeos sobre a família Curie! Vale a pena ver:

 


Bom gente, por hoje é só! Espero os comentários e se alguém souber mais alguma coisa da Madame Curie, por favor compartilhe comigo :)))

Bjks e até…

7 Respostas to “Madame Curie”

  1. Adriana Santos Lima Lipovetsky abril 18, 2011 às 2:07 am #

    Tenho 46 anos e a primeira vez que li sobre madame curie,foi numa revista infantil chamada “nosso amiguinho”,eu devia ter mais ou menos 10 anos.Adolescente achei uma biografia sua escrita pela filha Eva,nesse livro que a conta a vida da mãe,várias passagens me marcaram:quando criança na Polônia,dominada pela Rússia czarista,era proibida de falar polônes,até em familia,e em uma época de muita pobreza e estudo,só se alimentava de pão e rabanete e outras passagens que fizeram minha admiração e respeito por Madame Curie aumentar a cada dia.

    • Laura abril 18, 2011 às 6:44 pm #

      Oi Adriana!
      Que legal o seu comentário, eu também gosto de ciências desde pequenininha por causa de coisas feitas para crianças que a minha tia me mostrava! E a Nosso Amiguinho existe até hoje, não é? Não sabia que a Marie Curie tinha uma filha Eva, só conheci, ops, ouvi falar (rs) da Irene! E você virou cientista, como a Madame Curie? Ah, mais uma coisinha: será que essa biografia é fácil de achar? Fiquei curiosa…
      Beijinhos,
      Lau

  2. Claudeci Costa agosto 9, 2011 às 2:51 pm #

    Olá,
    Também me interesso por ciência, sou formada em Farmácia-Bioquímica, e a história de Madame Curie é muito fascinante. Um dia estava na biblioteca da faculdade e me deparei com a data de nascimento dela: 1867, achava curioso o fato do meu nascimento ser um século depois dela.
    Para quem quer conhecer melhor esta cientista na intimidade, pode ler sua biografia escrita por Françoise Giroud, seus admirdores e como eles cuidavam da educação de suas filhas.
    Abraços a todos!

  3. Larissa outubro 19, 2011 às 2:54 pm #

    Laura preciso achar a biografia dessa grande cientista que por acaso eu adimiro muitoooo… Se vc souber de algum site que possa me ajudar eu ficaria muito grata.

    Brigada e 524623432734712 beijos para vc

    • Laura outubro 20, 2011 às 10:36 pm #

      Oi Larissa,
      Vc quer uma biografia mais curta ou procura algum livro mais completo?
      Bjks,
      Lau

Trackbacks/Pingbacks

  1. O futuro « viagensdalaura - maio 5, 2011

    […] do feriado com todo mundo reunido no sítio, não teria pesquisado e aprendido tanta coisa sobre a Madame Curie, sobre o Einstein, sobre o […]

  2. Mulheres Cientistas | viagensdalaura - março 8, 2013

    […] Madame Curie […]

Deixe um comentário

