Acho que estou perdendo a razão de tanto pensar…

11 abr

Oi gente! Como foram de final-de-semana? O meu foi um pouco chato, porque o braço ainda tá doendo bastante e assim não dá pra fazer muita coisa… Aí eu fico pensando, pensando, e inventando moda como esse título aí do post, que eu tô achando que é um paradoxo…

Foi justamente essa história do paradoxo que me fez ficar inventando umas coisas meio esquisitas pra tentar entender a tal coisa do Paradoxo de Zenão, mas confesso que ainda não adiantou muito não… Também, tem a ver com Matemática e Filosofia, duas coisas que eu não me dou muito bem não, mesmo achando bem interessante… Mas vou continuar me esforçando!

Mas então… Pensei tanto nessa coisa toda que até inventei uma corrida maluca do Aquiles com a tartaruga, cheia de personagens de mitologia grega… Por sinal, acho que não contei ainda, mas a-d-o-r-o mitologia grega! Aí misturei o Aquiles com o Hermes – o mensageiro dos deuses –, o Dionísio – um baita dum festeiro! – e a Helena de Troia. Ah, e o Zenão também, além do Hipócrates, que é conhecido como “pai da medicina”, não é um mito e, na minha história, foi cuidar do calcanhar do Aquiles! Pode?

Mas, pra não ficar maluca sozinha, vou copiar aqui uns exercícios de lógica que achei quando tava pesquisando sobre o assunto… Não vou contar de onde tirei pra vocês não acharem as respostas e estragar a brincadeira, mas depois eu conto, tá, senão é plágio, e lá na escola todos os professores vivem dizendo que a gente não pode colocar coisas dos outros, da Internet, nos nossos trabalhos sem dizer de onde tirou, e que isso é até crime!

Aí estão os testes, espero que gostem e me ajudem a resolver!

1.Você está numa cela onde existem duas portas, cada uma vigiada por um guarda. Existe uma porta que dá para a liberdade, e outra para a morte. Você está livre para escolher a porta que quiser e por ela sair. Poderá fazer apenas uma pergunta a um dos dois guardas que vigiam as portas. Um dos guardas sempre fala a verdade, e o outro sempre mente e você não sabe quem é o mentiroso e quem fala a verdade. Que pergunta você faria?

2.Você é prisioneiro de uma tribo indígena que conhece todos os segredos do Universo e portanto sabem de tudo. Você está para receber sua sentença de morte. O cacique o desafia: “Faça uma afirmação qualquer. Se o que você falar for mentira você morrerá na fogueira, se falar uma verdade você será afogado. Se não pudermos definir sua afirmação como verdade ou mentira, nós te libertaremos. O que você diria?

3. Epiménides era um grego da cidade de Minos. Dizem que ele tinha a fama de mentir muito.

Certa vez, ele citou esta passagem:

Era uma vez um bode que disse:

– Quando a mentira nunca é desvendada, quem está mentindo sou eu.

Em seguida o leão disse:

– Se o bode for um mentiroso, o que o dragão diz também é mentira.

Por fim o dragão disse:

– Quem for capaz de desvendar a minha mentira, então, ele estará dizendo a verdade.

Qual deles está mentindo?

 

Ah, só mais uma coisinha… Pesquisando sobre a lógica, vi que é uma ciência que se preocupa com o pensamento, mas mais com a forma do pensamento, sem importar muito o conteúdo, se faz sentido ou não… Aí até comecei a entender o tal do Paradoxo do Zenão… Mas pra entender meeeesmo preciso pensar mais um pouquinho, e é isso que vou fazer agora, pelo menos o braço não dói!!!

Beijinhos, e vou ficar esperando a reposta dos testes!!!

Uma resposta to “Acho que estou perdendo a razão de tanto pensar…”

  1. vinícius abril 22, 2012 às 7:16 pm #

    1- pergunte para um dos guardas o seguinte:
    “qual porta seu companheiro diz ser a que leva à liberdade?”
    e então vá na oposta a resposta.

    2-“eu vou morrer na fogueira”

    3-Se o homem diz mentiras, é so inverter oq os animais falam, ficaria assim:
    bode: se a mentira nunca é desvendada, eu falo a verdade
    leão: se o bode fala a verdade, o dragão tbm fala a verdade
    dragão: quem for capaz de desvendar minha mentira, estara mentindo
    Se o quem desvenda a mentira esta mentindo, nao ha como desvenda-la, se nao ha como desvenda-la o bode fala a verdade. Se vc admite que o bode e o dragão estao falando a verdade, o leão tbm esta. então o único que esta mentindo é o homem

Deixe um comentário

