Biodiversidade

13 abr

Oi gente, td bem com vcs?

Bom, depois de ficar pirando com a tal da tartaruga do Zenão, fiquei com vontade de ver uma tartaruga de perto e fui ao zoológico com a minha tia e com o Marquinho. Durante o nosso passeio eu vi, além da tartaruga é claro, muitas espécies de animais como o Lobo – Guará, a Onça-Pintada , o Macaco-Aranha e até um tal de Urso-de-Óculos que eu nem conhecia e por isso vou colocar a foto aqui:

Além destes animais que eu falei, vi muitos outros. Lá tinha um montão de espécies diferentes, não só de animais, mas também de plantas. Fiquei encanada com essa história, afinal quantas espécies existem? Perguntei pra minha tia e ela me disse que são tantas que nem os próprios cientistas sabem ao certo o número exato. Só de insetos, ela disse que existem cerca de 900 mil espécies descritas pela ciência, mas que algumas estimativas dizem que podem existir cerca de 10 milhões! Imagine então quantas espécies existem no total considerando todos os grupos! Fiquei chocada…rs.

Bom, ela me disse também que muitas destas espécies foram e ainda são extintas sem que a gente sequer fique sabendo de sua existência. E depois que uma espécie se extingue, já era! Não dá pra trazer de volta. Triste isso né? A Clau me falou que esse conjunto todo de espécies, junto com a sua carga genética e tb com os seus ambientes constituem o que os cientistas chamam de BIODIVERSIDADE . Ela tb falou que as preocupações com a Biodiversidade, no entanto, não devem ser só dos cientistas, mas tb da gente! Afinal, nós próprios fazemos parte dessa Biodiversidade e qualquer problema que  uma ou outra espécie sofre acaba afetando a gente tb. Afeta, como a Clau falou, toda a teia da vida da Terra.

Depois que ela disse isso eu fui pesquisar um pouco e achei um site legal. Nele tem vários links interessantes sobre esse tema:

O que é Biodiversidade?

Legal né? Mas olha só, pra gente entender ainda melhor é bom assistir esse vídeo:

Também descobri que esse tema é tão importante que o ano passado (2010) foi declarado o Ano Internacional da Biodiversidade pela ONU. Bem, mas outra coisa me deixou encucada: Como é que surgiram tantas espécies no mundo? A minha tia me explicou que tem algo a ver com a evolução e com uma teoria que foi elaborada por um tal de Darwin, mas isso eu deixo pra contar no post de amanhã!

Até gente…

Bjkas

Anúncios

Uma resposta to “Biodiversidade”

  1. Norberto Carias dos Santos abril 13, 2011 às 11:23 pm #

    -Darwin trouxe uma nova dimensão do ser humano, com suas teorias e principalmente com a Biodiversidade, sobre a evolução do Universo ou do Homem. E hoje temos provado pela física que o Homem veio da matéria em evolução, e não como a Igreja diz., essa comprovação não deixa dúvidas, e com os elementos deixados por Darwin, caem por terra qualquer outra teoria.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: