Darwin

14 abr

Oi gente!

Como eu disse no post de ontem, hoje vou falar um pouquinho sobre as idéias do Darwin.

Sir Charles Robert Darwin foi um naturalista inglês super importante que começou a ter o mesmo questionamento que eu tinha: Por que existem tantas formas diferentes de vida no mundo?

Bom, para tentar entender isso ele passou praticamente a vida toda coletando exemplares de espécies diferentes, pesquisando muito e até embarcou numa viagem ao redor do mundo à bordo de um navio da marinha britânica, o H.M.S Beagle , essa viagem passou até pelo Brasil, imagina só!!!

Nessa expedição o Darwin encontrou evidências importantes que permitiram a ele entender  os mecanismos da seleção natural. Essa era a peça que faltava para explicar a diferenciação, o surgimento de novas espécies e a extinção de outras. À partir da compreensão da seleção natural é que o Darwin teve clareza sobre a Evolução dos seres vivos. Ah, olha só essa foto do Charles:

Bom, amanhã vou contar direitinho sobre como funciona a seleção natural. Hoje eu vou contar um pouco mais sobre a revolução que as idéias do Darwin causaram. No tempo dele, todos acreditavam que as espécies eram imutáveis e que todas elas tinham sido criadas de uma vez na orígem do mundo. Era uma visão religiosa, que de forma nenhuma poderia sequer ter questionada as escrituras!

Toda essa pressão da religião fez com que o Darwin passasse mais de vinte anos escrevendo o livro que trazia sua teoria sobre a evolução. Aqui tem uma imagem do original:

Mas apesar de todas as evidências que mostravam que ele estava certo, ele adiou o quanto pode a publicação do livro. Ele só decidiu publicá-lo mesmo quando outro pesquisador, o Wallace, chegou a resultados semelhantes. Além disso, Darwin também contou com o apoio irrestrito de outros dois naturalistas importantes, o Lyel e Huxley. Esse último era tão amigo do Darwin e acreditava tanto na sua nova teoria que dedicou-se à defendê-la com unhas e dentes! Isso rendeu-lhe o Apelido de Buldogue de Darwin…..rsrsrs. Olha a foto dele aqui:

Quando o livro foi lançado finalmente, esgotou-se em poucos dias. Foi uma confusão, os religiosos queriam desmentir o Darwin e os argumentos de seu livro. Até realizaram uma conferência. Só que nessa conferência o Huxley, que além de um baita cientista era ótimo em oratória, refutou todos os argumentos falaciosos utilizados para tentar rebater as ideias de Darwin. Desde então, a teoria da evolução foi confirmada, e até complementada,  por uma série de estudos.

Para descontrair um pouquinho eu achei um desenho bem legal sobre evolução. Dá só uma olhada:

Bom gente, por hoje é só. Amanhã falo mais sobre a teoria da evolução tá? Agora vou empacotar meu braço quebrado pra ir pro banho…..hahaha.

Bjks

Anúncios

Uma resposta to “Darwin”

Trackbacks/Pingbacks

  1. O futuro « viagensdalaura - maio 5, 2011

    […] tempo e qualquer um pode ser, é só imaginar! Foi assim que fui pra Grécia Antiga, conhecia o Darwin, o Mendel, o Lavoisier! Foi imaginando o futuro exatamente como fazia o Júlio Verne e fazendo […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: