Os tentilhões

15 abr

Oi gente!

Bom, como eu tinha falado ontem, vou tentar explicar um pouquinho como é que funciona esse negócio de seleção natural e de evolução. Pra facilitar um pouco vou usar o exemplo dos tentilhões que o Darwin encontrou quando sua viagem à bordo do Beagle passou pelas Ilhas Galápagos.

Bom, Como minha tia sempre diz, provavelmente na ciência as perguntas são mais importantes que as respostas! E foi justamente à partir de uma pergunta que o Darwin desvendou o mistério dos tentilhões e, além, da origem das espécies.

 Ao se deparar com a enorme variedade de tipos distintos de tentilhões que habitavam ilhas diferentes do arquipélago, darwin se fez a seguinte pergunta:  “Se os animais e plantas tinham sido criados da forma como são hoje , porque espécies distintas, porém semelhantes, como as de tentilhões de Galápagos, estariam restritas a ilhas específicas , e não distribuídas igualmente por todo o arquipélago, ou ainda por todo o mundo?

Uma forte evidência para responder tal pergunta foi encontrada por ele quando observou atentamente os bicos dos tentilhões.Darwin notou que, embora todas as espécies fossem muito parecidas, cada uma delas  tinha um bico adaptado a um tipo de alimento. Observando mais atentamente notou que, por exemplo,  a espécie com o bico adaptado para comer sementes estava na ilha com mais sementes, já a espécie com o bico adequado a se alimentar de insetos estava na ilha com mais insetos.

Olha só gente, achei uma imagem com todos os tentilhões estudados pelo Darwin, percebam a diferença nos bicos deles:

Mas continuando, O Darwin concluiu que essas espécies só poderiam ser tão semelhantes se tivessem vindo de um ancestral comum. Ele pensou assim:  uma espécie de tentilhão comum veio do continente e colonizou todas as ilhas do arquipélago, portanto, todos os tentilhões das ilhas eram da mesma espécie…com o passar do tempo, alguns indivíduos que apresentavam mutaçãoes naturais iam obtendo alguma vantagem seletiva sobre outros. Alguns deles, por exemplo,  apresentaram bicos melhores para se alimentar de sementes na ilha que tinha muitas sementes.

Então com a pressão da seleção natural esses indivíduos foram subjugando aqueles menos adaptados e, com o passar do tempo, todos os tentilhões daquela ilha específica possuíam aquela característica, ao passo que os das outras ilhas iam sofrendo um processo idêntico que, no entanto, favorecia, por exemplo, aqueles indivíduos com bicos mais adaptados a se alimentar de outro tipo  alimento, como por exemplo, de insetos, mais abundante em outra ilha. 

Com o tempo, aqueles dois passarinhos que usamos de exemplo já eram tão diferentes um do outro que não podiam nem mais se reproduzir, portanto, tornaram-se espécies distintas, apesar de terem lá atrás, um ancestral comum.

O mais legal dessa história toda é imaginar que esse mesmo processo ocorreu com todos os seres vivos! Então, isso respondeu uma pergunta que me fiz outro dia: Como é que surgiram tantas espécies no mundo?

Legal isso né gente? Bom, como hoje é sexta, vou deixar vários vídeos interessantes aqui. Os 2 primeiros são de uma série bem legal sobre o Darwin, produzida pela BBC. Tem vários outros episódios tb, é só procurar no Youtube.

Bem, vocês se lembram que eu contei que o Darwin passou pelo Brasil? Achei um vídeo bem bacana que fala sobre uma expedição para repetir o roteiro que ele fez por aqui:

Gente, por hj é só! Espero que minha explicação sobre a evolução tenha ajudado :)))

Espero os comentários! BJKS

Anúncios

2 Respostas to “Os tentilhões”

  1. clara maio 14, 2014 às 7:56 pm #

    Oi.. Lauirinha sou uma pessoa que entende muito sobre isso e… vc poderia ter explicado melhor minha “amiga” Bom estou o dia enteiro preocurando uma resposta direita para minha questão que está dificil!!! E achei que voce poderia me ajudar.. mas estava bem errada.. Bom explica melhor as coisas tah..
    Bjs e obrigada assim mesmo!!

    • lauracientista maio 14, 2014 às 8:58 pm #

      Oi Clara, tudo bem? Se você entende bastante sobre o assunto, poderia me ajudar a explicar melhor 🙂 O que você acha? Até coloco créditos para vc no blog. Bjos e obrigada pela visita ao blog.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: