Tudo se transforma na cozinha

18 abr

 

Oi Gente, td bem? Olha só, hoje esse post é especial para o Marquinho, por uma razão bem simples: hoje é o aniversário dele :)))

Bom, eu confesso que tinha me esquecido e nem lembrei de guardar uma grana pra comprar um presente pra ele. Fui xavecar a minha mãe pra ver se ela descolava um troco,  mas não rolou….rsrs. Só que ela me deu uma super idéia, fazer um bolo de aniversário bem legal. Bem, a receita que usamos está nesse link:

Bolo de Marshmallow

Bom, eu descobri que pra fazer o Marshmallow a gente precisa fazer uma calda de açucar e depois bater bem as claras dos ovos até que elas fiquem parecendo neve! Então fiquei pensando, como é que o açucar vira calda e pq as claras ficam daquele jeito, parecendo neve?

Bom, minha mãe me disse que na cozinha tudo se tranforma! Então fiquei pensando, tudo se transform, tudo se tranforma…hum, lembrei! O Lavoisier foi quem disse que “Na Natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma.”

Bom, o Lavoisier é considerado o Pai da Química, mas ele era meio doido, fazia seus experimentos na cozinha da própria casa dele. Imagina só que barato, a cozinha vira um laboratório!

 Mas ele só parecia doidão….rs, na verdade era um baita de um cientista. Foi ele quem descobriu que o oxigênio era um elemento essencial no processo de combustão. Olha só as tralhas que ele usou pra demonstrar isso em um experimento:

Além disso, também foi ele quem descobriu que a àgua era uma substância composta, ao contrário do que se pensava naquela época. Essa descoberta ajudou esse grande químico a formular a “Lei da Conservação das Massas”, mas isso eu deixo pra comentar amanhã.

   Bom, vocês podem descobrir mais sobre a química e o impacto das descobertas de Lavoisier assistindo a esse vídeo bem bacana que eu achei:

Agora vou indo gente, preciso terminar o bolo do Marquinho. Bjks e até!

Uma resposta to “Tudo se transforma na cozinha”

Trackbacks/Pingbacks

  1. O futuro « viagensdalaura - maio 5, 2011

    […] pode ser, é só imaginar! Foi assim que fui pra Grécia Antiga, conhecia o Darwin, o Mendel, o Lavoisier! Foi imaginando o futuro exatamente como fazia o Júlio Verne e fazendo perguntas como o Kepler que […]

Deixe um comentário

