Nada se perde…

19 abr

Oi pessoal.

Bom, como vocês viram no meu último post, eu fiquei pirando com essa história do Lavoisier e da Lei da conservação das massas. Bom, essa lei diz o seguinte:

Em um  sistema fechado, quando duas ou mais substancias reagem entre si, a massa total dos produtos é igual a soma das massas das substâncias reagentes. Quando ocorrem essas reações, não há criação nem perda de massa. O que acontece é que as substâncias reagentes são transformadas em outras substâncias. Falando de outra forma: “Na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se tranforma”….:)
Eu fiquei pensando, pensando e descobri que é exatamente isso que fazemos na reciclagem. A gente pega uma coisa que já usou, como uma latinha, por exemplo, e tranforma ela em uma latinha exatamente igual, ou quem sabe em outra coisa, como alguns parafusos. Tem também as garrafas PET que são transformadas em vassouras e até em camisetas! Olha só que site bacana que eu achei:
Bom, mais essa é fácil de entender né?!?! Fica mais legal quando a gente pensa nas transformações que ocorrem com o material orgânico. Vou explicar melhor! Quando a gente trata direitinho os restos de comida, por exemplo, fazendo a compostagem desse material, o que acontece é que vários organismos vão se alimentar desses restos de alimentos TRANSFORMANDO todo esse material e disponibilizando novamente seus  nutrientes para serem reutilizados por outros organismos.
Reciclando e compostando o lixo que a gente produz, ele deixa de ser um problema tão sério para o ambiente. Pense comigo, se a gente faz esse tipo de coisa, não manda tanto lixo para os aterros sanitários e eles podem ser utilizados por muito mais tempo. Além disso, adotando essas práticas a gente ajuda em muito a diminuir a poluição.
Até achei um vídeo legal que ensina fazer uma composteira em casa:
Conversando sobre isso com a minha mãe, ela disse que não basta só reciclar. A gente precisa adotar o princípio dos 3R’s.

Vou explicar cada um desses R’s. O primeiro, REDUZIR, diz respeito ao nosso consumo e é o mais importante de todos. A gente precisa consumir menos pois vivemos em um planeta cheio de recursos finitos, ou seja, acabou já era….rs. Também temos muitos recurso renováveis, só que eles precisam de um certo tempo para se regenerarem. Quando a gente consome muito, compra muito, gasta muito, não dá tempo dos ciclos naturais se completarem e eles acabam se exaurindo.

O segundo R é de REUTILIZAR. Você já pensou quanta coisa a gente acaba jogando fora e depois de um tempinho sente falta? Ou ainda alguma coisa que a gente não usa mais pra fazer tal coisa, mas que poderia ser utilizada para fazer outra?Outro dia mesmo, minha tia Clau pegou várias caixas de madeira, daquelas de feira, pintou com uma cores muito massa e transformou tudo em uma estante de livros. Pensa comigo, pra fazer aquelas caixas cortaram algumas árvores e elas depois de pouco uso iriam para o lixo. Para fazer uma estante nova, tb precisariam cortar algumas árvores. Utilizando as caixas pra fazer a estante, minha tia evitou o desperdício daquele material e ainda evitou que mais algumas árvores fossem cortadas para fazer uma estante nova. Além disso, ela economizou uma grana…..hehehe.

Por último, tem o R da RECICLAGEM. Esse também é importante, pois tem muita coisa que a gente não consegue reduzir e nem reutilizar, então a gente manda ele para a reciclagem para que ele seja tranformado em outros produtos.

Eu fui dar uma pesquisada no tema e descobri que tem até mais R’s, só que a coisa vai complicando muito. Então vou entender melhor e depois conto pra vcs.

Ah, esqueci de contar, eu e minha mãe fizemos um presente bem bacana pro Marquinho reutilizando várias coisas que a gente tinha e não usava mais. Ficou lindo e, além disso, nós colaboramos com o meio ambiente tb. O Marquinho adorou. Bom, na verdade acho até que mais do que eu imaginava, mas isso é uma outra história. :)))

Deixe um comentário

