Cadê o Nobel do Lattes?

26 abr

Oi gente, td bem?

Como eu prometi no último post, vou contar um pouquinho mais sobre as descobertas do César Lattes. O que me deixou com a pulga atrás da orelha foi esse negócio do Nobel. Por que é que o pessoal fala que ele ganhou mas não levou o prêmio? Bem, fui perguntar pra tia Clau e ela me explicou. O que aconteceu é que o Nobel era entregue para o líder do grupo de pesquisa que,  na descoberta do Méson PI, era o Powell. O Lattes e o Occhialini dançaram. Minha tia tira a maior onda e diz que o Powell tungou o Nobel deles.

Na segunda vez,  o Lattes e o Gardner produziram o Méson artificialmente em um acelerador de partículas, acho que foi em 1948, o coitado do Gardner estava doente, quase morrendo, e minha tia disse que não quiseram dar o prêmio porque talvez ele não resistisse até o dia da premiação. Então, como disse o meu avô, tungaram o nobel do Lattes duas vezes….rs.

Achei o máximo conhecer a história das partículas, o Méson Pi e principalmente saber mais sobre esse grande cientista brasileiro que foi o César Lattes. Ele era tão fera que até fizeram um samba que fala dele. Quem fez foi o Cartola e o Carlos Cachaça, outros gênios só que da música! Esse samba virou enredo da Mangueira em 1947 e se chama Ciência e Arte. Olha só o vídeo:

Legal né gente? Mas essa não foi a única vez que o Lattes virou música não! Ele também foi uma espéciee de consultor científico de um disco do Gilberto Gil, o Quanta. Pra saber um pouco mais sobre isso e sobre o Lattes é só dar uma lida nessa matéria aqui ó:

Ciência e Arte de César Lattes

Bom, espero que vocês tenham gostado do post de hj! Espero os comentários…BJKAS :)))

Deixe um comentário

