Música e Matemática?

28 abr

Oi gente, td bem? Estavam com saudades é? :)))

Bom, eu estava cheia de coisas pra fazer e acabou não dando tempo de postar nada ontem. Pra ajudar –como se não eu já não tivesse muitos problemas depois de quebrar o braço — o marquinho ganhou um violão! Ele veio todo metido me mostrar a geringonça, mas ele não toca nada! Ficou aqui fazendo um barulho danado e dizendo que não sabe nem afinar aquele treco….hahaha. Quase que taquei o Violão na cabeça dele!

Depois que ele foi embora fiquei pirando nesse negócio de afinação, harmonia e tals. Estou lendo um livro que ganhei da minha tia que conta a história do Kepler. Ele era astrônomo e matemático e ficava pirando com essa coisa de harmonia e matemática tb. Ah, depois eu falo mais sobre ele, agora vou contar um pouco sobre o que descobri dessa estranha relação entre números e notas musicais.

Achei alguns sites que contam um pouco sobre isso, dá só uma olhada:

Matemática e Música: em busca da harmonia

Música e Matemática

Música é igual a Matemática

Bom, eu descobri uma coisa super legal, quem foi o primeiro pensador a se interessar por essa relação foi o Pitágoras . Olha só como ele era:

Esse Pitágoras é o mesmo daquele teorema bem famoso, lembram?….rs. Mas voltando, o Pitágoras percebeu que poderia dividir matematicamente os sons que eram produzidos em um instrumento chamado monocórdio. Era tudo uma questão de proporções! Eu fui procurar mais umas coisas sobre isso e acabei achando um desenho bem legal do Pato Donald que conta essa história. Olha só:

Sabe que se toda aula de matemática fosse assim acho que ficaria mais fácil….hehehe. Bom, fui contar essa história toda para o meu pai e ele disse que matemática pode ser muito divertida sim. Ele até me recomendou dois livros. Um deles  se chama O homem que calculava e conta a história de um tal de Beremiz, que era um baita de um fera com os números. O outro se chama Mágicas, matemática e outros mistérios e ensina um monte de truques e brincadeiras pra gente entender melhor o mundo matemático.

Bem, depois disso acabei descobrindo que esse negócio de matemática e música acabaram servindo de inspiração pro Kepler –lembram? falei dele lá em cima– compreender os movimentos planetários! Isso me deixou ainda mais curiosa e agora estou  pesquisando mais sobre o assunto pra contar pra vcs no post de amanhã!

Então espero vcs aqui tá? Tb espero os comentários. Bjks :)))

Uma resposta to “Música e Matemática?”

Deixe um comentário

