Kepler e a Harmonia

29 abr

Oi gente, td bem? Como eu prometi, lá vai meu post sobre o Kepler….hehe.

Toda essa história começou porque eu estou lendo um livro que ganhei da Clau, ele se chama A Harmonia do Mundo e foi escrito pelo físico Marcelo Gleiser. Bem, esse livro é um romance sobre a vida do Kepler e conta um pouquinho sobre todas as descobertas dele. Lendo o livro, pesquisando e, claro, viajando um pouquinho eu fui percebendo que o Kepler era meio vidrado em compreender toda a natureza matematicamente.

Assim como o Pitágoras ele acreditava  na existência de uma harmonia que rege toda a natureza. Essa harmonia se aplicava desde a música até as estrelas. Até fico imaginando ele dizendo: “Se matemática é música, tento ouvir a canção executada por esses astros, tento ouvir a música das estrelas, enfim, busco a harmonia celestial”.

Bom, mas tudo começou assim, ele se perguntava por que as órbitas dos planetas são como são e por que são do tamanho que são? Buscando essa resposta ele até tentou   enquadrar as órbitas em formas geométricas, mais precisamente nos sólidos Pitagóricos, como nesse modelo aqui ó:

Hoje em dia parece loucura né? Mas naquele tempo ninguém sabia como funcionava os movimentos dos planetas e o Kepler não desistia. Esse primeiro modelo que ele desenvolveu era bem curioso, só que  matemáticamente ele não condizia com os dados das observações astronômicas que ele tinha em mãos. Então ele foi buscar  dados mais precisos com o Tycho Brahe.

Com esses dados ele teve uma surpresa! Nas observações realizadas e registradas pelo Tycho, ficou evidente que Marte realizava um vai-e-vem vagaroso e constante contra o fundo das constelações. Assim, por mais que ele  tentasse era impossível ajustá-lo matematicamente a uma órbita perfeita, ou seja, a uma órbita circular. Mas ele notou algo curioso, a órbita se encaixava perfeitamente à uma  elipse. Ele começou a testar essa possibilidade com todos os outros dados e bingo! Os outros planetas também descriviam órbitas elípticas.

Com essas observações o Kepler, enfim, proôs suas 3 leis que mudariam os rumos da astronomia. Dá só uma olhada:

1ª Lei (Lei das órbitas)

Tomando o Sol como referencial, todos os planetas movem-se em órbitas elípticas, estando  o Sol em dos focos da elipse descrita. 


 2ª Lei (Lei das Áreas)

O segmento de reta traçado do centro de massa do Sol ao centro de massa de um planeta do Sistema Solar varre áreas iguais em tempos iguais.


3ª Lei (Lei dos períodos)

Para qualquer planeta do sistema solar, o quociente entre o cubo do raio médio (r) da órbita e o quadrado do período de revolução (T) em torno do Sol é constante.

Ixe, parece difícil né? Eu tb estava achando quando comecei a tentar entender essas coisas do Kepler. Fui correndo pedir ajuda pra minha tia…..rsrsrs. Bom, ela se lembrou de uns vídeos que o Prof. Adilson tinha indicado pra ela e eu achei eles aqui no Youtube. São de uma série apresentada por um físico chamado Carl Sagan. Eu vou colocar dois episódios aqui, mas olha só, assistam os outros tb que são bem legais:

Uf, acho que é isso gente. Espero que vcs tenham gostado de conhecer um pouco mais a tal da Harmonia do Universo que o Kepler tanto buscava :)))

Bjkas e até mais!

2 Respostas to “Kepler e a Harmonia”

  1. Fernando Maia setembro 22, 2013 às 12:46 am #

    Gostei demais, só faltou o famoso modelo do sistema solar, já estou procurando o livro e os vídeos são muito interessantes. Valeu.

Trackbacks/Pingbacks

  1. O futuro « viagensdalaura - maio 5, 2011

    […] Lavoisier! Foi imaginando o futuro exatamente como fazia o Júlio Verne e fazendo perguntas como o Kepler que consegui viajar no tempo, como se eu voasse como o Santos Dumont ou quisesse descobrir como os […]

Deixe um comentário

