Doutor Noguchi

3 abr

OI Gente, td bem com vcs?

Tá certo, andei muito sumida né? Mas juro que estava morrendo de saudades 🙂 ë que tá difícil, viu! Cheia de coisas pra estudar, treino de voley, Marquinho me enchendo e a linda da Hannah dando uma baita de um trabalho lá em casa…..rsrs. Sabe como é né, meus pais tinham perdido o jeito com crianças. Bem, mas eu fiquei tão, mas tão feliz com a indicação do Blog ao prêmio The BOBs que não resisti. Vou voltar a atualizar o blog com mais frequência!!!!!! E como eu tinha prometido, hoje o tema é uma indicação da Yuki e de suas amigas, diretamente de Tóquio!!!!! Chique né?

Então elas me pediram para contar a história do Dr. Hideyo Noguchi, esse da foto aí de cima. Bom fui pesquisar e descobri que o Dr. Noguchi nasceu em uma fazenda próxima a  Fukushima. Teve uma infância difícil depois que sofreu um acidente que deixou seu corpo todo queimado. Talvez por isso, ele resolveu estudar medicina.

Já formado, ele se mudou para os Estados Unidos e começou a se dedicar ao desenvolvimento de vacinas…bom, vocês sabem sobre as vacinas não é, já falei sobre isso nesses posts:

Dia de sorvete

A Revolta da Vacina

Dr. Chagas

Dengue e Vacinas

Bem, Dr. Noguchi começou a se dedicar também ao estudo de algumas doenças, exatamente como o Oswaldo Cruz e o Carlos Chagas aqui no Brasil. Epidemiologia, microbiologia, imunologia, infectologia…até física era interessante para ele. Nesses seus estudos, ele descobriu o patógeno causador de uma doença muito grave, sexualmente transmissível, a famosa sífilis. Bem, a sífilis é causada pelo Treponema pallidum, uma bactéria espiroqueta! Cada nome doido né…rs. Bem, mas voltando…Dr. Noguchi também descobriu que ela tinha outros estágio,s além daquele que ataca a região genital. O estágio mais grave é aquele que ataca o sistema nervoso dos infectados. Bem, ainda vou escrever um post sobre DSTs, mas vamos voltar ao Noguchi, ele era tão respeitado que até deram o nome dele a um outro tipo de bactéria, a Leptospira noguchi, um dos tipos causadores da Leptospirose. No Jaão, ele empresta sua foto para as notas de 100 ienes, olha só:

Bom, ele também dedicava boa parte do seu tempo nas pesquisas com soros antiofídicos, mais uma coisa em comum com o Dr. Oswaldo e o Dr. Chagas. Mas a maior coincidência — para seu azar — entre ele e os médicos brasileiros, era a dedicação ao estudo da Febre Amarela. Em uma de suas viagens para pesquisar a doença, ele acabou infectado e morreu! Triste né? Bem , mas pelo menos ele deixou um baita de um legado científico e ajudou a salvar um montão de vidas 🙂

Achei um site bacana em sua homenagem, olha só:

Dr. Noguchi 

Além disso, tem essa homenagem simpática do Google:

Ufa, tô quase lá….rsrs. Tb achei um vídeo super maluco de um robô que foi criado pelos japoneses e que tem a cara do Dr. Noguchi. ë super real gente. Qualquer dia essas invenções malucas acabam chegando na casa da gente.

Bom, é isso gente. Aqui está o post sugerido pela minha querida Yuki. Se vcs quiserem tb podem sugerir alguns temas para o blog. Ahhh…e não esqueçam de votar no blog lá no The BOBs 🙂 Valeu!!!!!!!!!!!

BJKS

LAU

😉

Anúncios

7 Respostas to “Doutor Noguchi”

  1. Yuki abril 4, 2012 às 12:59 am #

    Obrigada pela essa historia do Dr.Noguchi.Acho que você já sabe sobre ele muito mais da que eu:)
    Eu também votei esse blog no site de BOBs.

    • Laura abril 10, 2012 às 1:03 pm #

      Brigadão Yuki! Foi muito legal contar a história do Dr. 🙂

  2. Fátima Franco abril 5, 2012 às 12:38 am #

    Olá,Laura:
    Também estou concorrendo ao The BOBs e vim conhecer seu blog e achei sensacional.Parabéns pelas viagens.São muito legais.Boa sorte no concurso!!

    • Laura abril 10, 2012 às 1:02 pm #

      Poxa Fátima, que legal que você tá concorrendo também! Boa sorte pra gente :DDD beijo!

  3. Seiji junho 29, 2012 às 3:29 am #

    Curti muito o blog, ao mesmo tempo informativo e divertido, já está em meus favoritos. Esse médico eu já conhecia, mas resolvi procurar mais sobre ele e caí aqui, foi muito útil. Ah, também me chamo Noguchi, rsrs!

    • Laura julho 24, 2012 às 12:23 pm #

      Oi Seiji
      Nossa, você também vai ser chamado de Doutor Noguchi, que chique 😉

      Fiquei super feliz com a sua visita e tb dei uma passada no seu blog, aliás, vou adicioná-lo aqui nos links.

      Desculpe por demorar pra responder, mas depois da correria das provas fui curtir minhas férias no sítio e não tinha internet.

      Bom, quando quiser dar algumas dicas de medicina por aqui é só dizer, tá?

      Bjoks,

      LAU

Trackbacks/Pingbacks

  1. Médicos do Mundo – Hideyo Noguchi | e-BLOGlobina - novembro 3, 2012

    […] Viagens da Laura (Doutor Noguchi) […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: