O tal do bóson de Higgs

3 jul

Oi gente! Quanto tempo, né?

Resolvi postar hoje porque tá todo mundo falando do bóson de Higgs e eu não podia ficar de fora dessa /o/

Esse senhorzinho simpático é o Peter Higgs! Ele é um físico inglês e essa semana o sobrenome dele tá em todos os principais jornais por causa da sua teoria que explica do porquê algumas partículas tem bastante massa, como os quarks e outras não, como os elétrons.

Cientistas são tão chatos quanto eu e vivem se perguntando desses por quês malucos.

Então o Peter Higgs criou uma teoria: ele acreditava que existia um campo, o campo de Higgs, e que esse campo daria massa a algumas partículas e pra outras partículas não. O bóson, que todo mundo tanto fala, seria um pedacinho desse campo. O campo então é formado por um mooooooonte de bóson de Higgs. Se o pessoal que tá lá no LHC descobrir um pedacinho desse campo, eles então podem concluir que Peter Higgs estava certo.

E se não encontrarem? Bom, aí eles vão ter que tentar achar outra explicação do por quê algumas partículas tem mais massa que outras.

É importante lembrar que matematicamente essa teoria é válida! Ciência não é supor uma loucura qualquer 😛 tem que provar, mesmo que ainda só teoricamente (e olha que esse “só” já é muito!)

Ainda tá confuso? Não entendeu direito? Esse vídeo do Fermilab é bem legal!!! Ele explica essa história fazendo uma analogia com a água que deixa td mais fácil de entender :):

Beijinhos!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: