Balões!

20 jul

Durante toda essa semana tá rolando um campeonato de balonismo em São Carlos!  O evento vai durar até domingo, dia 22/07 e pra quem não sabia dessa história foi super surpreendido com um monte dessas coisinhas lindas no céu da cidade!

Essa foto aí é do Gustavo Rojas, astrofísico que trabalha na UFSCar e é amigão da minha tia.

Mas afinal de contas você sabe como funciona um balão? Não é muita loucura pensar que essa coisa enorme aí sai flutuando pelo ar como se fosse uma sacolinha de plástico?

A Física explica tudo!

Bom, se você tiver ar-condicionado em casa ou se já entrou em algum ambiente que tenha deve ter reparado que ele sempre fica no alto da parede, nunca embaixo. Já parou pra passar por quê? Não é uma simples convenção ou coincidência, é ciência!

O ar frio que sai do ar-condicionado é mais pesado porque as móleculas tão bem pertinho umas das outras e isso faz com que o volume daquele ar fique menor e todo mundo sabe a fórmula da densidade, né? É:

Isso significa só uma coisa: quando menor o volume, mais denso! Daí fica fácil entender porque todo mundo coloca o aparelho de ar-condicionado no alto! É pra que o ar gelado vá descendo e ocupando toda sala. Se ele ficasse numa parte baixa a sala não ia ficar geladinha como um todo.

Tá bom, vai, mas o que isso tem a ver com balões? Tem a ver que o ar que preenche essa parte coloridona do balão é ar quente! O ar quente é mais leve e por isso ele sobe facilmente (lembra da fórmula e pensa que móleculas de ar quente tão sempre mais longe uma das outras e isso faz com que o volume seja maior e a densidade menor).

Toda essa história de ar quente, ar frio eu acho que você já entendeu, mas o princípio físico atrás de tudo isso quem descobriu foi um carinha chamado Arquimedes

O Arquimedes “descobriu” uma força que ele deu o nome de empuxo. O empuxo é aquela força que faz com que a gente se sinta mais levinho quando entra numa piscina 🙂

Pro empuxo ocorrer preciso ter um fluido e quer fluido melhor que o ar? Essa força funciona de baixo pra cima fazendo com que a força peso do balão seja menor e então o balão flutua ao invés de cair TADÃ!

Mas e pra descer? Uia, pra descer o mocinho ou mocinha que estiver pilotando o balão só precisa ir aos poquinhos desligando ou diminuindo o motorzinho que esquenta o ar do balão pra que a força do empuxo vai diminuindo e assim a do peso aumentando e pronto, ele aterrisa 😀

Não é bacana? Um dia eu ainda ando de balão!

Bjocas!

LAU

Anúncios

Uma resposta to “Balões!”

  1. Sarah Mascarenhas julho 20, 2012 às 3:39 pm #

    #PromoçãoCéuColorido

    Galera, estamos todos adorando as fotos que estão rodando pelo facebook, então A Roda urbana decidiu espalhar essa alegria com a #PromoçãoCéuColorido

    Para participar é simples, batas mandar sua foto para nosso mural, divulgar para seus amigos, sua avó, tios, vizinho, carteiro, porteiro, pipoqueiro, vale todo mundo!

    A foto que receber mais “curtir” leva um super Kit da Roda contendo 1 cd Bola pra frente do musico André de Souza + Cd da Banda The Dead Rocks + um Mini dvd ao vivo do The Doors + adesivo da roda!

    Atenção só vale fotos publicadas no Mural da nossa Fanpage http://www.facebook.com/ARodaUrbana

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: