Ciência Cidadã

29 jan

Oi gente, tudo bem?

Descobri uma coisa suuuuper bacana sobre Ciência e como a gente pode participar ativamente de algumas pesquisas sem que, necessariamente, sejamos cientistas profissionais. Obviamente, corri para compartilhar com vcs 🙂

Bom, vc deve estar se perguntando: Qual é essa grande descoberta da Laura?

Ahhhhh, então vamos lá! Vamos falar sobre Ciência Cidadã!!!!!

Bem, descobri que esse é o nome que se dá para as pesquisas que só podem ser realizadas com a ajuda de um número muito grande de participantes, seja para a coleta de material ou, ainda, para análise de dados. As primeiras práticas que adotaram esse tipo de procedimento eram voltadas a mapear com precisão as correntes marítimas. Os cientistas lançavam várias garrafas numeradas ao mar em ponto específicos. No interior das garrafas eram colocadas mensagens pedindo a quem encontrasse que enviasse os detalhes sobre a localização, a data e as características do local onde a garrafa foi encontrada. A partir desses dados, os cientistas puderam traçar as correntes com maior precisão. Olha só uma imagem de uma dessas mensagens:

mensagem

Há algum tempo, uma dessas garrafas foi encontrada quase 100 anos depois de lançada, olha só que bacana:

MENSAGEM NA GARRAFA

Pois bem, muitas outras iniciativas desse tipo foram concebidas, mas com as facilidades oferecidas pelos meios de comunicação essas práticas sofreram um verdadeiro Boom!!!! Vários projetos dependem desse tipo diferente de fazer ciência. Na Astronomia, por exemplo, os pesquisadores têm uma imensa quantidade de dados e de imagens que dependem da ajuda de uma vasta rede de cientistas cidadãos para serem analisados. Muitos asteroides, por exemplo, só foram identificados graças a essa turma 🙂

Achei um site bem bacana que tem vários experimentos desse tipo para vc participar, dá uma olhada:

ZOOUNIVERSE

Um dos projetos bem bacanas do site é o Snapshot Serengueti, esse da figura abaixo.

snap

 

Nele, a gente ajuda os cientistas do Parque Nacional do Serengueti, na África, a analisar as fotos coletadas por centenas de armadilhas fotográficas espalhadas pelo parque, identificando os animais e permitindo, assim, entender a abundância e a distribuição dessas espécies pelas áreas do parque. Para participar é só clicar aqui . Demais, né?

Bom, é isso aí pessoal! Espero que tenham gostado e que participem de algum desses projetos bacanas 🙂 Se vc conhecer outro projeto assim escreva pra me contar!!!

Bjks

Lau

Anúncios

2 Respostas to “Ciência Cidadã”

  1. francival janeiro 30, 2013 às 4:19 am #

    Gostei da explicação sobre ciência cidadã.
    Li nessa página da Make (http://blog.makezine.com/2013/01/29/the-ubiome-citizen-science-project-interview/) sobre o projeto uBiome, que é um projeto de ciência cidadã que pretende ampliar o conhecimento sobre o microbioma do corpo humano. Parece que os voluntários receberão kits para coletarem amostras de secreções de algumas áreas (boca, nariz, etc) do corpo, após isso enviarão o material coletado para os cientistas analisarem. Os resultados ficarão disponíveis, através de login e senha, para cada indivíduo no site do projeto. Acho que somente as estatíticas serão públicas. Pelo menos foi isso o que entendi :-).
    Inté +

Trackbacks/Pingbacks

  1. Você sabe o que é Ciência Cidadã? | ClickCiência - janeiro 29, 2013

    […] A Laura explica direitinho o que é ciência cidadão em seu blog. Vale a pena conhecer, é só clicar no link abaixo: Viagens da Laura […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: