Archive | Medicina RSS feed for this section

Ciência Explica – “Como funcionam os antibióticos?”

3 jan

ZIKA WARS – A Ameaça do Mosquito

22 mar

Vamos ajudar no combate ao Aedes, pessoal :)

7 mar

Uma receita incrível

26 fev

Vamos acabar com o Aedes!!! Mobilize sua escola :)

22 fev

Seja um voluntário no combate ao Aedes aegypti #ZIKAZERO

10 fev

Professor Sérgio Mascarenhas apoia o Viagens da Laura

24 abr

Veja por que o Prof. Sérgio Mascarenhas apoia a Laura

Oi pessoal, td bem?

Nossa, estou honrada! Olha só quem enviou uma mensagem de apoio ao meu blog, o grande Professor Sérgio Mascarenhas! Olhe só o que ele disse:

 “Esse blog Viagens de Laura  é espetacular! Exemplo de uso multimidia que deve ser premiado pois é um paradigma educacional e de cultura midiatica do séc. XXI ! Votem nele é o meu pedido!”

Prof. Sérgio Mascarenhas, Presidente Honorário da SBPC, Membro da Acad. Brasileira de Ciências

Legal né pessoal! Não esqueçam de votar todos os dias. Ahhh, peça para os seus amigos votarem tb. Para votar é só clicar no link abaixo:

Brigadinha gente!

Bjocas,

Lau

Doutor Noguchi

3 abr

OI Gente, td bem com vcs?

Tá certo, andei muito sumida né? Mas juro que estava morrendo de saudades 🙂 ë que tá difícil, viu! Cheia de coisas pra estudar, treino de voley, Marquinho me enchendo e a linda da Hannah dando uma baita de um trabalho lá em casa…..rsrs. Sabe como é né, meus pais tinham perdido o jeito com crianças. Bem, mas eu fiquei tão, mas tão feliz com a indicação do Blog ao prêmio The BOBs que não resisti. Vou voltar a atualizar o blog com mais frequência!!!!!! E como eu tinha prometido, hoje o tema é uma indicação da Yuki e de suas amigas, diretamente de Tóquio!!!!! Chique né?

Então elas me pediram para contar a história do Dr. Hideyo Noguchi, esse da foto aí de cima. Bom fui pesquisar e descobri que o Dr. Noguchi nasceu em uma fazenda próxima a  Fukushima. Teve uma infância difícil depois que sofreu um acidente que deixou seu corpo todo queimado. Talvez por isso, ele resolveu estudar medicina.

Já formado, ele se mudou para os Estados Unidos e começou a se dedicar ao desenvolvimento de vacinas…bom, vocês sabem sobre as vacinas não é, já falei sobre isso nesses posts:

Dia de sorvete

A Revolta da Vacina

Dr. Chagas

Dengue e Vacinas

Bem, Dr. Noguchi começou a se dedicar também ao estudo de algumas doenças, exatamente como o Oswaldo Cruz e o Carlos Chagas aqui no Brasil. Epidemiologia, microbiologia, imunologia, infectologia…até física era interessante para ele. Nesses seus estudos, ele descobriu o patógeno causador de uma doença muito grave, sexualmente transmissível, a famosa sífilis. Bem, a sífilis é causada pelo Treponema pallidum, uma bactéria espiroqueta! Cada nome doido né…rs. Bem, mas voltando…Dr. Noguchi também descobriu que ela tinha outros estágio,s além daquele que ataca a região genital. O estágio mais grave é aquele que ataca o sistema nervoso dos infectados. Bem, ainda vou escrever um post sobre DSTs, mas vamos voltar ao Noguchi, ele era tão respeitado que até deram o nome dele a um outro tipo de bactéria, a Leptospira noguchi, um dos tipos causadores da Leptospirose. No Jaão, ele empresta sua foto para as notas de 100 ienes, olha só:

Bom, ele também dedicava boa parte do seu tempo nas pesquisas com soros antiofídicos, mais uma coisa em comum com o Dr. Oswaldo e o Dr. Chagas. Mas a maior coincidência — para seu azar — entre ele e os médicos brasileiros, era a dedicação ao estudo da Febre Amarela. Em uma de suas viagens para pesquisar a doença, ele acabou infectado e morreu! Triste né? Bem , mas pelo menos ele deixou um baita de um legado científico e ajudou a salvar um montão de vidas 🙂

Achei um site bacana em sua homenagem, olha só:

Dr. Noguchi 

Além disso, tem essa homenagem simpática do Google:

Ufa, tô quase lá….rsrs. Tb achei um vídeo super maluco de um robô que foi criado pelos japoneses e que tem a cara do Dr. Noguchi. ë super real gente. Qualquer dia essas invenções malucas acabam chegando na casa da gente.

Bom, é isso gente. Aqui está o post sugerido pela minha querida Yuki. Se vcs quiserem tb podem sugerir alguns temas para o blog. Ahhh…e não esqueçam de votar no blog lá no The BOBs 🙂 Valeu!!!!!!!!!!!

BJKS

LAU

😉