Gente como água ou água como gente???

11 out

Oi pessoal, td bem?

Que saudade que eu fico de vcs!!!! :) Mas sabe como é, tô estudando muito pro vestibular, afinal quero ser uma super cientista como a minha tia :)

Bom, entrei aqui hoje pq fiquei intrigada. Calm, eu explico!!!

Me passou uma pergunta bem doida pela cabeça, como a gente seria se tivesse as propriedades da água? Tá, vão dizer que nosso corpo tem mais de 70% de água e tals, mas já pensou ser água de verdade?!?!?! Bom, a partir dessa dúvida surgiu outra, só que inversa: E se a água se comportasse como gente?!?!?!?! Bom, obviamente só usando a imaginação para responder essas perguntas,  e foi o que o pessoal do vídeo aqui embaixo fez!!!! Imaginaram a água como uma pessoa e, além disso, uma pessoas fazendo terapia. Dá uma espiada:

 http://d31lswsn1fcyhi.cloudfront.net/encoded_videos/16341/999ae925be124f150de202e01d27d42060f7e4fb.mp4?1356998400

Bacana né?!?! Eu sempre digo, nossa imaginação pode tudo.

Até mais gente, em breve trago novidades.

BJKS

LAU

O incrível homem que calculava

15 mar

Oi gente, td bem?

Bom, estava quebrando a minha cabeça com uns problemas de matemática bem difíceis e estava pegando uma baita de uma birra com essa coisa de cálculos, equações e tals. Mas isso era um problema bem sério, como me explicou minha tia Clau, afinal, pra ser uma boa cientista eu preciso ser boa de matemática também!

Foi então que meu super avô me deu um livro super bacana, chamado “O Homem que Calculava”, do Malba Tahan:

O_HOMEM_QUE_CALCULAVA_1292760667P

Esse livro é demais. Ele conta as aventuras de um incrível matemático persa e de como ele resolvia os problemas mais complicados usando seu conhecimento dos números. Bom, depois descobri outros livros incríveis do mesmo autor, o Malba Tahan, que na verdade era um pseudônimo do Julio Cezar de Mello e Souza. Para saber um pouco mais sobre ele é só entrar no link abaixo:

MALBA TAHAN

Bom, tb achei um vídeo bem bacaninha com um trecho do livro. É uma animação bem diverdida :)

Espero que gostem! Estou esperando os comentários ;)

BJOKS

LAU

 

 

Mulheres Cientistas

8 mar

Oi gente, td bem?

Hoje é o o Dia Internacional da Mulher e eu não poderia deixar uma data tão importante passar batida!!! Por isso,  resolvi retomar um tema que eu A-D-O-R-O: As mulheres na ciência :)

Para isso vou falar um pouquinho de uma cientista da qual sou uma super fã a Dra. Jane Goodall, essa da foto aí de baixo:

jane

Ela é etóloga, primatóloga e antropóloga e dedicou grande parte de sua carreira pesquisando o comportamento dos chimpanzés.  Durante o tempo que passava nas florestas em contato direto com esses animais, ela provou que os chimpanzés compartilham muito mais coisas com os seres humanos do que simplesmente uma grande parte do material genético.

Mas tem muito mais coisas interessantes na carreira dessa super cientista! Além de manter suas pesquisas — que renderam diversos prêmios científicos — ela também tornou-se uma super ativista  da conservação do meio ambiente e dos direitos humanos. Devido a isso ela ganhou   o título de Mensageira da Paz da ONU. Atualmente ela dedica-se ao seu instituto  e roda por todo o mundo participando de conferências e discutindo novas possibilidades para um mundo melhor :)

Bom, achei uma entrevista bem bacana dela. Dá só uma olhada:

Para conhecer mais sobre o Instituto e sobre o trabalho dela é só entrar no link abaixo:

the Jane Goodall Institute

Ahh!!!! Aproveitando essa data tão especial, aproveite para dar uma relembrada no post sobre outra suuuuuper cientista:

Madame Curie

Espero que tenham gostado! Tô ansiosa para ver os comentários :)

BJOKS

LAU

Um oásis no meio do canavial

1 mar

Oi pessoal, td bem?

Bom, hoje meu post é sobre um lugar fantástico que eu conheci durante uma atividade de educação ambiental lá da minha escola. O nome desse lugar é Estação Ecológica de Jataí e fica em uma cidade chamada Luiz Antônio, no Estado de São Paulo. Bem, mas você deve estar se perguntando o que é uma Estação Ecológica, né? Então vamos lá, as estações ecológicas são Unidades de conservação de proteção integral, ou seja, nada, mas nadinha mesmo pode ser retirado lá de dentro. Além disso, a entrada de pessoas também é restrita, e isso só ocorre em atividades de educação ambiental — como a da minha escola — ou em atividades de pesquisa.

jataí

A área total do Jataizão — como o pessoal mais antigo de lá chama — é de 9.074,63 hectáres, o que representaria mais ou menos uns 10 mil campos de futebol. A área era uma antiga fazenda de café e de gado e, posteriormente, foi transformada em área de preservação. A vegetação que cobre toda essa área é composta por cerrado — principalmente o chamado cerradão –, matas ciliares e áreas alagáveis. Os pesquisadores que encontramos por lá disseram que é justamente pela existência desses diferentes ambientes que a estação ecológica apresenta uma biodiversidade tão grande. Lá no Jataí tem onça-parda, jaguatirica, lobo-guara, tamanduá-bandeira e um montão de outros animais. O jataí também tem uma grande quantidade de lagoas marginais que servem como criadouros de peixes e milhares de insetos como essa borboleta que gostou da minha mão :)

borboleta

O mais incrível é que essa baita matona fica em uma região onde quase toda a paisagem é dominada pela monocultura de cana, o que acaba trazendo muitos problemas para própria existência do Jataí.

Bom, andei dando uma pesquisada e descobri que existem mais de 200 trabalhos científicos publicados sobre as pesquisas realizadas nessa estação ecológica, é só dar uma procurada com o buscador que vocês podem achar. Ah, tb descobri que além de ser uma área com uma riqueza ambiental tão grande, ela tb tem muitos aspectos históricos bacanas, como por exemplo a história do Dioguinho, que era uma espécie de cangaceiro que atuava por lá no final do séc. XIX, é esse da foto aí embaixo:

DIOGUINHO DIOGO DA ROCHA FIGUEIRA

Durante o nosso passeio por lá até visitamos a chamada “Cruz do Diogo” que o pessoal mais antigo de lá explicou que é onde está enterrado o irmão do Dioguinho — morto em um confronto com a polícia. Além dessa história, tb conhecemos as ruínas do Porto Jataí, que  fica na beira do rio Mogi-guaçu e sevia para as barcas à vapor que transportavam café se abastecerem. Nossa…mas tem muito mais história, os pesquisadores disseram que quem as contou foram dois antigos moradores de Lá, o Seu Horácio e o Tiãozinho, mas os dois já não estão mais vivos, uma pena, gostaria muito de ter conversado com eles, afinal o pessoal disse que eles conheciam aquilo como a palma da mão deles!

O passeio foi o máximo e aprendemos tanta coisa que nem cabe em um post só. Prometo que vou fazer outro posta sobre o Jataí :)

Bom, quem quiser saber um pouco mais pode acessar o blog da Estação Ecológica:

Estação Ecológica de Jataí

Ou assistir o vídeo:

Biodiversidade: Estação Ecológica de Jataí

Bom, pra encerrar eu deixo um desafio pra vcs….hehehe. Quero saber se alguém consegue me dizer o nome científico desse lindo insetinho que estava escondido na folhagem:

Grilo Jataí1

Bom, é isso gente! Quem souber responder minha perguntinha é só deixar um comentário. Em breve escrevo mais sobre o Jataí ;)

Bjks

LAU

Ciência Cidadã

29 jan

Oi gente, tudo bem?

Descobri uma coisa suuuuper bacana sobre Ciência e como a gente pode participar ativamente de algumas pesquisas sem que, necessariamente, sejamos cientistas profissionais. Obviamente, corri para compartilhar com vcs :)

Bom, vc deve estar se perguntando: Qual é essa grande descoberta da Laura?

Ahhhhh, então vamos lá! Vamos falar sobre Ciência Cidadã!!!!!

Bem, descobri que esse é o nome que se dá para as pesquisas que só podem ser realizadas com a ajuda de um número muito grande de participantes, seja para a coleta de material ou, ainda, para análise de dados. As primeiras práticas que adotaram esse tipo de procedimento eram voltadas a mapear com precisão as correntes marítimas. Os cientistas lançavam várias garrafas numeradas ao mar em ponto específicos. No interior das garrafas eram colocadas mensagens pedindo a quem encontrasse que enviasse os detalhes sobre a localização, a data e as características do local onde a garrafa foi encontrada. A partir desses dados, os cientistas puderam traçar as correntes com maior precisão. Olha só uma imagem de uma dessas mensagens:

mensagem

Há algum tempo, uma dessas garrafas foi encontrada quase 100 anos depois de lançada, olha só que bacana:

MENSAGEM NA GARRAFA

Pois bem, muitas outras iniciativas desse tipo foram concebidas, mas com as facilidades oferecidas pelos meios de comunicação essas práticas sofreram um verdadeiro Boom!!!! Vários projetos dependem desse tipo diferente de fazer ciência. Na Astronomia, por exemplo, os pesquisadores têm uma imensa quantidade de dados e de imagens que dependem da ajuda de uma vasta rede de cientistas cidadãos para serem analisados. Muitos asteroides, por exemplo, só foram identificados graças a essa turma :)

Achei um site bem bacana que tem vários experimentos desse tipo para vc participar, dá uma olhada:

ZOOUNIVERSE

Um dos projetos bem bacanas do site é o Snapshot Serengueti, esse da figura abaixo.

snap

 

Nele, a gente ajuda os cientistas do Parque Nacional do Serengueti, na África, a analisar as fotos coletadas por centenas de armadilhas fotográficas espalhadas pelo parque, identificando os animais e permitindo, assim, entender a abundância e a distribuição dessas espécies pelas áreas do parque. Para participar é só clicar aqui . Demais, né?

Bom, é isso aí pessoal! Espero que tenham gostado e que participem de algum desses projetos bacanas :) Se vc conhecer outro projeto assim escreva pra me contar!!!

Bjks

Lau

Calendário Maia

17 dez

Oi gente, td bem?

Estava com saudades de vcs! Mas olha só, esse final de ano foi muito puxado e precisei me dedicar mais aos estudos. Agora que as minhas lindas e sonhadas férias chegaram, prometo que vou me dedicar mais ao blog :)

Bom, resolvi fazer um post sobre esse tal “Calendário Maia”, afinal o pessoal só tem falado sobre isso e sobre aquelas baboseiras de fim do mundo e tals…

No final das contas, quando comecei a pesquisar sobre o assunto recebi um vídeo muito legal da minha tia, a Clau. O vídeo é daquele amigo dela que é  astrônomo, o Gustavo — já falei dele aqui. Bom, achei que o vídeo explicava tudo tão direitinho que me economizou algum tempo de pesquisa. Bom, segue o vídeo:

Espero que vcs entendam direitinho como funciona o tal calendário:) Qualquer dúvida vcs já sabem, é só me perguntar.

Bjoks e até!!

Lau

Mais meteoros

8 ago

 

Oi gente, td bem?

Ontem encontrei com o Gustavo, aquele astrônomo amigo da minha tia Clau, lembram? Já falei dele aqui…Bom, mas então, ele me disse que nesse fim de semana teremos mais uma chuva de meteoros :) è a chuva dos Perseídeos. Ela vai acontece na madrugada de domingo para segunda e seu pico vai ocorrer às 5h. Para ver os meteoros você deve olhar para a direção norte, a partir das 2h já será possível ver alguma coisa.

Ele explicou tb que essa chuva é bem mais legal no hemisfério norte do que no sul, mas mesmo assim vai ser possível ver entre 10 e 15 meteoros por hora :)

Ele me lembrou tb que   como em toda observação de meteoros, é recomendado estar em um local escuro, afastado das luzes das cidades e deixar  os olhos se acostumarem com a escuridão por pelo menos 15 minutos. Para ver os meteoros não é preciso usar nenhum tipo de equipamento, como lunetas e binóculos. Basta olhar para o Céu!!!!!!

Bom, depois me contem quantos meteoros vcs conseguiram ver!!!!

BJOKS,

LAU

 

Balões!

20 jul

Durante toda essa semana tá rolando um campeonato de balonismo em São Carlos!  O evento vai durar até domingo, dia 22/07 e pra quem não sabia dessa história foi super surpreendido com um monte dessas coisinhas lindas no céu da cidade!

Essa foto aí é do Gustavo Rojas, astrofísico que trabalha na UFSCar e é amigão da minha tia.

Mas afinal de contas você sabe como funciona um balão? Não é muita loucura pensar que essa coisa enorme aí sai flutuando pelo ar como se fosse uma sacolinha de plástico?

A Física explica tudo!

Bom, se você tiver ar-condicionado em casa ou se já entrou em algum ambiente que tenha deve ter reparado que ele sempre fica no alto da parede, nunca embaixo. Já parou pra passar por quê? Não é uma simples convenção ou coincidência, é ciência!

O ar frio que sai do ar-condicionado é mais pesado porque as móleculas tão bem pertinho umas das outras e isso faz com que o volume daquele ar fique menor e todo mundo sabe a fórmula da densidade, né? É:

Isso significa só uma coisa: quando menor o volume, mais denso! Daí fica fácil entender porque todo mundo coloca o aparelho de ar-condicionado no alto! É pra que o ar gelado vá descendo e ocupando toda sala. Se ele ficasse numa parte baixa a sala não ia ficar geladinha como um todo.

Tá bom, vai, mas o que isso tem a ver com balões? Tem a ver que o ar que preenche essa parte coloridona do balão é ar quente! O ar quente é mais leve e por isso ele sobe facilmente (lembra da fórmula e pensa que móleculas de ar quente tão sempre mais longe uma das outras e isso faz com que o volume seja maior e a densidade menor).

Toda essa história de ar quente, ar frio eu acho que você já entendeu, mas o princípio físico atrás de tudo isso quem descobriu foi um carinha chamado Arquimedes

O Arquimedes “descobriu” uma força que ele deu o nome de empuxo. O empuxo é aquela força que faz com que a gente se sinta mais levinho quando entra numa piscina :)

Pro empuxo ocorrer preciso ter um fluido e quer fluido melhor que o ar? Essa força funciona de baixo pra cima fazendo com que a força peso do balão seja menor e então o balão flutua ao invés de cair TADÃ!

Mas e pra descer? Uia, pra descer o mocinho ou mocinha que estiver pilotando o balão só precisa ir aos poquinhos desligando ou diminuindo o motorzinho que esquenta o ar do balão pra que a força do empuxo vai diminuindo e assim a do peso aumentando e pronto, ele aterrisa :D

Não é bacana? Um dia eu ainda ando de balão!

Bjocas!

LAU

Prêmio Fotografia – Ciência & Arte

13 jul

Oiiie! Tudo bem com vocês?

Ontem eu fiquei sabendo que já estão abertas as inscrições pro prêmio de fotografia do CNPq. O CNPq é o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico! É ele que ajuda os cientistas e estudantes a fazerem pesquisa :) e é ele o responsável pela premiação desse prêmio também.

O prêmio de fotografia é muito legal porque mostra a Ciência de um ângulo diferente, o ângulo artístico da coisa rsrs!

Lá tem várias categorias, as fotos de lentes convencionais que ainda são divididas em duas categorias, as fotos de lentes especiais que são aquelas lentes que tiram fotos de coisas muuuuito pequenininhas ou coisas muuuuito distante de nós e ainda tem a categoria de imagens editadas! Nem tem o que reclamar, se você é ruim pra fotografar dá pra entrar na categoria de Imagens Editadas e criar uma imagem super legal.

Oh, presta atenção, as inscrições são até 3 de agosto e o link pra se inscrever e pra ter mais informações é esse aqui http://premiofotografia.cnpq.br/

Essa é a segunda edição do prêmio que tem uma premiação caprichada,  viu?

Ano passado um amigo da minha tia da UFSCar ganhou, sabia? Com essa foto aqui, oh:

Parece um monte de pinheirinho, mas isso aí é a visualizando do campo magnético em supercondutores, foto do prof. Wilson Ortiz da UFSCar.

Bacana, né?

O que são supercondutores? Vish, isso eu explico em outro post!

Bjo!

LAU

O tal do bóson de Higgs

3 jul

Oi gente! Quanto tempo, né?

Resolvi postar hoje porque tá todo mundo falando do bóson de Higgs e eu não podia ficar de fora dessa /o/

Esse senhorzinho simpático é o Peter Higgs! Ele é um físico inglês e essa semana o sobrenome dele tá em todos os principais jornais por causa da sua teoria que explica do porquê algumas partículas tem bastante massa, como os quarks e outras não, como os elétrons.

Cientistas são tão chatos quanto eu e vivem se perguntando desses por quês malucos.

Então o Peter Higgs criou uma teoria: ele acreditava que existia um campo, o campo de Higgs, e que esse campo daria massa a algumas partículas e pra outras partículas não. O bóson, que todo mundo tanto fala, seria um pedacinho desse campo. O campo então é formado por um mooooooonte de bóson de Higgs. Se o pessoal que tá lá no LHC descobrir um pedacinho desse campo, eles então podem concluir que Peter Higgs estava certo.

E se não encontrarem? Bom, aí eles vão ter que tentar achar outra explicação do por quê algumas partículas tem mais massa que outras.

É importante lembrar que matematicamente essa teoria é válida! Ciência não é supor uma loucura qualquer :P tem que provar, mesmo que ainda só teoricamente (e olha que esse “só” já é muito!)

Ainda tá confuso? Não entendeu direito? Esse vídeo do Fermilab é bem legal!!! Ele explica essa história fazendo uma analogia com a água que deixa td mais fácil de entender :):

Beijinhos!!!

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 42 outros seguidores