Galileu e Gagarin

12 abr

Uau!!!!!!!! Acabei de chegar da escola e vi que o blog está passando por uma tempestade de visitas. Fiquei tão feliz que resolvi escrever esse post. Bom, fazia um tempo que estava querendo falar sobre o Galileu, afinal, o Newton vive me dizendo…quer dizer, vivia dizendo que ele era um GIGANTE!!! Andei conversando sobre isso com a minha tia, a Clau, e ela me disse que o Galileu foi responsável por praticamente “fundar” o que a gente conhece por Ciência.

Melhor explicar né? Então, o Galileu era super curioso e se dedicava a estudar Física, Astronomia, Matemática e um montão de outras coisas.  Foi ele quem observou pela primeira vez as crateras da Lua. Tem muita gente que acha que foi ele quem inventou a luneta, mas não foi!!! Ela foi inventada na Holanda, por outra pessoa. O grande feito dele, como a minha tia diz,  foi apontar a luneta para o Céu 🙂

Com esse simples ato, Galileu mudou os rumos do conhecimento. Observando as fases de Vênus e Júpiter com seus satélites, ele encontrou uma prova para a hipótese Heliocêntrica do Copérnico. Depois disso, ele publicou essas descobertas em em um texto chamado Sidereus Nuncius ou “Mensageiro sideral”. Dá só uma olhada:

Pouco tempo depois,  publicou outro texto sobre suas observações do sol. Bom, ele nem imaginava a encrenca onde estava se envolvendo :O . Essas descobertas — e a comprovação de que o modelo Heliocêntrico estava certo — iam contra os dogmas religiosos da época. Foi então que o coitado passou a ser perseguido  pela Inquisição!!!!! Galileu foi obrigado — pelo Papa da época — a renegar todas as suas descobertas, sob pena de ir pra fogueira!!!!

Como o Galileu não era bobo, ele fez isso na hora….rsrs. Mas, ficou quietinho escrevendo outro livro:  “Diálogo sobre os dois principais sistemas do mundo – o ptolomaico e o copernicano”. Esse sim, acabava de vez com as superstições que impediram o avanço do conhecimento científico durante tanto tempo. Mais uma vez o coitado teve que se explicar com a Igreja e renegar seus achados, porém, já era tarde demais. As novas idéias de Galileu já haviam “contaminado” vários outros pensadores. Com o pensamento de Galileu surgia uma outra forma de ver o mundo! Bem, fui conversar sobre isso com a minha mãe — enquanto passeávamos com a lindinha da Hannah 🙂 — e ela me disse que tem um texto de teatro superbacana contando essa história. É de um autor alemão chamado Brecht . Eu ainda não li, mas achei o arquivo pra colocar aqui:

A vida de Galileu

Também achei esse vídeo. É muito bacana:

Bem, o Galileu era um gigante!!!! Ele também fez várias outras coisas,  estudou o movimento dos corpos e é considerado um dos pais da Mecânica. Tudo isso possibilitou, muito tempo depois, que conquistássemos até o espaço!!! Quem fez isso foi um russo chamado Yuri Gagarin , esse da foto:

Já escrevi um post bem bacana sobre o Gagarin, há exatamente um ano, aqui ó: Gagarin e o espaço

Hum, tem alguma coisa aí não é? Acertou! Tem mesmo….rsrs. Hoje faz exatamente 51 anos que o o Gagarin foi para o espaço!!!! Tá, mas vc vai me perguntar: onde é que o Galileu entra nessa história? Bom, além de toda a mudança no pensamento –promovida pelo Galileu — e que permitiu o avanço científico que levou o Gagarin para o espaço, exatamente nessa mesma data, só que 328 anos da viagem do russo, o Galileu era condenado como herege pelo Santo Ofício. Coincidência maluca né….rsrs. Nossa, acho que estou indo longe demais!!!

Quem sabe um dia ainda não encontro com o Galileu e com o Gagarin em alguma das minhas experiências imaginárias 🙂

Bem, para hj é o que temos gente! Espero que tenham gostado e que deixem comentários. Minha tia vai me dar uma radionovela sobre o Galileu e eu posto aqui pra vcs.

Agora vou correr pro treino com a Paty. Ahhh, lembrem-se de votar no blog lá no The BOBs. O link é esse:

The BOBs

Anúncios

4 Respostas to “Galileu e Gagarin”

  1. Antônio abril 30, 2012 às 10:49 pm #

    Parabéns pelo blog! Muito bom!
    Só uma observação… sobre galileu, historiadores especialistas em idade média dizem que não foi bem assim que aconteceu: http://www.youtube.com/watch?v=6o9SkdjTL-A&feature=fvst

  2. Vivek Nigam julho 20, 2012 às 6:53 am #

    De fato, parabéns pelo blog. Além de muito divertido é muito informativo :). Vou colocá-lo no meus Bookmarks!

    Eu queria te deixar uma sugestão de um outro ¨gigante¨ da astronomia Kepler, que nao tem a mesma fama que Galileu. Apesar da maioria dar crédito ao Galileu pelas suas descobertas e especialmente sua influência na história da ciência, Kepler e um dos seus assistentes foram os primeiros (algumas décadas antes de Galileu) a usar os dados coletados e construir a teoria onde os planetas tem trajetórias elípticas.

    A importância deste resultado é pouco conhecida. Veja bem, a teoria heliocêntrica do Copernico tem um grave problema: os dados coletados não batem com as trajetórias circulares. Portanto a solução do Copernico (e alias isso vem desde os gregos) é de usar modelos bem mais complicados onde planetas teriam que dar “saltos” de uma trajetória a outra. Foi o Kepler que veio para dar sentido aos dados coletados.

    Eu acho essa estória fascinante e pouco conhecida. E mais illustra como Kepler usou o método científico criando modelos e os verificando experimentalmente.

    Como você pode perceber, eu não tenho a sua habilidade em explicar esses tipos de coisas :P.

    Parabéns novamente,

    Vivek

    • Laura julho 24, 2012 às 12:18 pm #

      Olá Vivek, td bem?
      Fiquei feliz em saber que vc gostou do blog e, mais ainda, em saber que vc é fã do Kepler 🙂 Já falei sobre ele em alguns posts e tem um exclusivo das suas descobertas. Dá uma olhada: https://viagensdalaura.wordpress.com/2011/04/29/kepler-e-a-harmonia/

      Ah, também encontrei com ele nas minhas viagens imaginárias, para ouvir é só entrar nos links abaixo:

      [audio src="http://www.archive.org/download/verdades_inventadas_ep13_cap1_kepler/Verdades_Inventadas_Episodio_13_capitulo_1_Kepler.mp3" /]

      [audio src="http://www.archive.org/download/verdades_inventadas_ep13_cap2_kepler/Verdades_Inventadas_Episodio_13_capitulo_2_Kepler.mp3" /]

      [audio src="http://www.archive.org/download/verdades_inventadas_ep13_cap3_kepler/Verdades_Inventadas_Episodio_13_capitulo_3_Kepler.mp3" /]

      Brigadinha por acompanhar o Blog. Espero mais sugestões 🙂

      Bjoks,

      LAU

      • Vivek Nigam julho 24, 2012 às 12:32 pm #

        Fantástico. Você já escreveu sobre o Kepler. Aquele texto também ficou bem legal! Vou pensar em outras sugestões e depois te escrevo.
        Abraços,
        Vivek

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: